Política

São João: Festa gigante serve para Sto. Antônio provar sua viabilidade

Imagem São João: Festa gigante serve para Sto. Antônio provar sua viabilidade
Prefeito da cidade diz que quer mostrar para a Bahia o quanto município é próspero  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/06/2013, às 10h47   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


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Um espaço enorme, quantidade inacreditável de pessoas, atrações de peso como em nenhum lugar da Bahia juntas em noites seqüenciais, com procura recorde durante uma infinidade de dias. No São João de Santo Antônio de Jesus, tudo é gigante em 2013. Mas se engana quem julga que as comemorações juninas na cidade ocorrem apenas atrás de um recorde. A intenção do município é muito maior, de acordo com seus líderes políticos.

Santo Antônio conseguiu reunir um público estimado de 100 mil pessoas por noite no maiúsculo espaço reservado para a folia e trouxe algumas das atrações mais importantes do gênero forró-sertanejo para o mês de festa. Aos olhos dos fãs locais foram ofertados artistas como Aviões do Forró, Gusttavo Lima, Calcinha Preta, Silvano Salles, Thiaguinho, Saia Rodada e Chiclete com Banana. Em comparação com a festa de tradicionais “adversários” como Amargosa e Cruz das Almas este ano, foi um baile.

Ambicioso, o prefeito da cidade, Humberto Leite (PDT), assume que Santo Antônio quer despontar como um município baiano que corre à margem dos outros e que por isto se diferencia totalmente de todos eles. De acordo com o gestor, a pujança local é grande e a prosperidade pulula a cada rua e idéia de crescimento na região. Em tempos de seca e sofrimento, o pedetista que atrair os olhos da Bahia e do Brasil.

O ex-deputado estadual diz não entender como Santo Antônio ainda permanece relativamente desconhecida entre os gestores baianos e que acha o fato um estigma a ser superado com o trabalho focado nas vocações da cidade. “Não são prefeitos de outros estados. São prefeitos da Bahia que me perguntam onde fica Santo Antônio”, reclama. Além do talento para as festas e exigência de qualidade, Leite cita também o já lendário bordão “o comércio mais barato da Bahia” e outras peculiaridades locais para estabelecer este diferencial estratégico.

“Nós queremos transformar Santo Antônio de Jesus em uma grande cidade da Bahia. Ela tem um comércio grande, bom. Tem uma cidade universitária. Temos diversos cursos na nossa cidade e inclusive agora vem um curso de Medicina. Então o povo da Bahia precisa saber disso e o São João é uma maneira de divulgar”, analisa. O objetivo, então, é criar a Região Metropolitana de Santo Antônio? “É uma ideia. É um sentimento que está no coração de todos nós, especialmente na classe política”, sonha.

Economicamente, a festa já é um sucesso. O administrador ainda não sabe os números exatos, mas aposta que a cidade ganhou muito mais dinheiro que no ano passado – “ao menos R$ 20 milhões além do que se costuma faturar” -, dinheiro que veio em grande parte pela procura desenfreada por imóveis para hospedagem durante o período junino. Houve, segundo o pedetista, quem gastasse R$ 6 mil para alugar um cantinho para depositar o corpo depois de tanta festa e licor.

Publicada dia 24 de junho às 2h47

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