Política

Paulo Câmara defende “voto aberto” já

Imagem Paulo Câmara defende “voto aberto” já
Presidente da CMS acredita que a “hora é agora”  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/06/2013, às 19h19   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Em campanha pela aprovação do projeto “voto aberto” na Câmara Municipal de Salvador, o presidente da Casa, vereador Paulo Câmara (PSDB) voltou a defender a tramitação da matéria. Em nota enviada à imprensa, o edil garante que “a hora é esta”.

Confira na íntegra:

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Paulo Câmara, afirmou que “a hora é esta” do Legislativo Municipal colocar em votação seus dois projetos de lei que visam extinguir o voto secreto na Casa.

“Conquistamos mais uma vitória na luta pela transparência. A Câmara dos Deputados aprovou ontem (25) a PEC do senador Álvaro Dias, do PSDB, que estabelece que a perda de mandato parlamentar será decidida por voto aberto. A luta das ruas é também pela ética na política. Reforço o meu total empenho para darmos um passo importantíssimo aqui em Salvador. Estou conversando com os meus pares para que os meus projetos que extinguem o voto secreto na Câmara Municipal de Salvador sejam colocados na Ordem do Dia o quanto antes", afirmou Paulo Câmara.

Ele apresentou os Projetos de Lei 03-2013 e 19-2013, que visam acabar com o voto secreto na Câmara Municipal de Salvador. As proposições suprimem à Lei Orgânica do Município e ao Regimento Interno o artigo que garante o voto secreto. Atualmente, a votação das contas do prefeito e os vetos do chefe do Poder Público municipal ocorrem nesse regime. Com a aprovação das propostas, estas votações passarão a ser abertas, garantindo ao cidadão o direito à informação de como seu parlamentar votou.

E na Câmara dos Deputados, além da referida PEC, outra PEC, a 349/01, prevê o voto aberto para todas as deliberações no Congresso. Essa proposta foi aprovada pelos parlamentares em primeiro turno, segundo o site da Câmara dos Deputados.

A Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto realizou, no último 12, na Câmara dos Deputados, ato em defesa do voto aberto no Congresso Nacional. Os parlamentares fizeram uma manifestação no Salão Verde da Câmara.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp