Política

Petista diz que lucro dos empresários do transporte tem que ser alterado

Imagem Petista diz que lucro dos empresários do transporte tem que ser alterado
Gilmar Santiago afirma que prefeitura mexer no transportes inevitavelmente afetará ganhos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/06/2013, às 11h23   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Ao longo dos debates sobre redução de tarifas de transporte público, raramente tem se falado sobre a possibilidade de diminuir os lucros dos empresários. Na contramão das análises – que têm colocado a conta das quedas em desonerações de impostos e subsídios públicos -, o vereador Gilmar Santiago (PT) afirma que os ganhos dos grupos que exploram a atividade tem, sim, que cair para que a população tenha transporte mais barato.
Para o petista, os empresários deverão mexer no bolso junto com o governo para viabilizar o corte futuro nas tarifas. “Qualquer ação que a prefeitura faça (para baixar as passagens) vai mexer com o lucro dos empresários. Isso pode e tem que acontecer”, argumentou o líder da oposição. Na sua interpretação, é possível aliar a queda do bilhete e a melhoria do sistema e o processo de abertura da planilha de custos do sistema provará isto.
Santiago também falou que os partidos de oposição não podem ficar de fora do atual debate reivindicatório nacional uma vez que participaram dele durante toda a história. A ideia, para ele, é somar forças para que haja maiores debates e que a futura audiência pública que debaterá o tema na Câmara é um bom começo para que as conversas se ampliem e atinjam cada dia mais pessoas em buscas de melhorias no sistema público de transporte. 
O vereador aproveitou também para fazer uma crítica ao programa municipal “Domingo é Meia”, que concede a passagem pela metade do preço no primeiro dia da semana. Gilmar Santiago considera a política “limitada” e que não atende todo o público da cidade. “A população não usa o transporte público pro lazer, mas sim para ir trabalhar.”

*Com informações da repórter Juliana Costa

Postada às 15h23 do dia 29 de junho

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp