Política

Após assembleia, acuados, servidores de Salvador decidem voltar ao trabalho

Imagem Após assembleia, acuados, servidores de Salvador decidem voltar ao trabalho
Diretor do Sindiseps acusou o prefeito ACM Neto de coagir os trabalhadores cortando os salários  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/07/2013, às 12h14   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

"O sentimento dos servidores municipais de Salvador continua sendo de insatisfação em relação à proposta feita pela prefeitura". A afirmação é do diretor do Sindicato dos Servidores da Prefeirura de Salvador (sindseps), Bruno Cruz, que anunciou à reportagem do Bocão News, que os funcionários, mesmo descontentes, decidiram voltar ao trabalho nesta quinta-feira (4), após assembleia da categoria realizada na tarde desta quarta-feira (3).

Os funcionários aceitaram a proposta de reajuste feita pela prefeitura de 2% retroativo a maio e 4,59% no próximo mês de novembro. 
Na opinião Bruno Cruz, o prefeito ACM Neto, que prometeu durante a campanha valorizar os servidores, está agindo de forma "arbitrária" e "tirana", coagindo os trabalhadores.
"Ele mandou cortar e bloquear o salário de 40 funcionários da Sucop para que os trabalhadores se sentissem forçados a voltar a greve. Tem muita gente precisando muito do dinheiro e quem não recebeu pressionou os que receberam a retornar. Ficamos acuados. Na assembleia, a maioria decidiu pelo retorno amanhã", declarou Bruno Cruz.

A greve, retomada no dia 10 de junho e encerrada hoje (3 de julho), começou no dia 10 de maio e foi suspensa em 24 do mesmo mês, à pedido da Prefeitura, a fim de dar o tempo solicitado pela gestão para analisar a pauta de reivindicações da categoria. Os trabalhadores reivindicavam inicialmente um reajuste salarial de 20% no vencimento base dos servidores ativos, inativos, pensionistas e de empresa pública. 

Os servidores garantiram também, entre outras demandas: abono de R$ 100, a partir de setembro/2013, para os agentes de Copa e Cozinha; reajuste de 2% retroativo a maio e 7, 09% em novembro para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias; elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos no segundo semestre de 2013, para implantação em 2014; definição do modelo de assistência à saúde do servidor, no âmbito das Mesas Permanentes de Negociação, com a primeira reunião convocada para 10 de julho de 2013, e implantação imediata; discussão do Novo Plano Operacional da Guarda Municipal de Salvador, em reunião programada para o próximo dia 12 de julho de 2013.

Nota originalmente postada às 19h do dia 3

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp