Política

Hilton e Câmara trocam acusações sobre a mobilidade urbana de Salvador

Bocão news
Socialista diz que Câmara tem "fobia aos movimentos sociais"  |   Bnews - Divulgação Bocão news

Publicado em 12/07/2013, às 19h09   Juliana Costa (Twitter: @julianafrcosta)



A audiência pública na Câmara de Vereadores que debateu com o Movimento Passe Livre a mobilidade urbana da capital foi marcada por confusão e troca de acusações. Nesta sexta-feira (12), o vereador Hilton Coelho (PSOL) se irritou com as declarações do presidente da Casa, Paulo Câmara (PSDB).

Em contato com o Bocão News, o socialista acusa o presidente de ter “fobia aos movimentos sociais”. “Desde o início percebemos o desconforto dele em tratar sobre o assunto com os manifestantes. Ele tem fobia aos movimentos sociais, pois trata da questão de forma autoritária”.

Coelho conta que desde o início, Câmara vinha dificultando a realização da audiência. “Ele evitou que mais manifestantes entrassem para participar da audiência, sendo que havia cadeiras sobrando e todos poderiam participar. Depois se sentia incomodado com algumas questões e ainda me negou a questão de ordem, que é um direito a todos os vereadores. Ele descumpriu o regimento da Casa”.

O edil ainda afirma que solicitou verbalmente ao presidente que a audiência fosse registrada através do setor de taquigrafia e da TV Câmara, o que não ocorreu. O pedido foi formalizado na última terça-feira (9). "Acreditamos que tudo seria feito. A racionalidade determina que um evento importante dessa grandeza fosse registrado e houve um prejuízo enorme com a não aceitação de nosso pleito. O pior de tudo é que a mesa presidida por Paulo Câmara não sistematizou as propostas e conclusões da audiência pública. Sem dúvida um erro político e administrativo da Casa que mereceu a crítica dos participantes". 

Uma das indignações de Coelho é a afirmação do presidente de que o edil nada vem acrescentando para a questão do transporte público em Salvador. “Ele disse que eu estou querendo ‘pongar’ no movimento. Isso é uma inverdade, pois venho participando de todas as reuniões e das manifestações porque esse é o meu papel: dialogar com a sociedade”. 

Ainda de acordo com o socialista, o mesmo vem realizando ações para melhorar o transporte urbano. “Temos um projeto de indicação a respeito do passe livre. Requeri e estamos coletando assinaturas dos demais vereadores para instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) com a finalidade de investigar o sistema de transporte público coletivo urbano de Salvador e, assim, desvendarmos a planilha de custos dos transportes, o regime de contratação das empresas prestadoras do serviço de operação do sistema de transporte e a necessidade de imediata reativação do Conselho Municipal de Transporte. Só espero que o vereador Paulo Câmara tenha coerência e assine nosso requerimento", disse.

Hilton Coelho ainda afirma que o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps) tem “completa autonomia na cidade”. “Uma vergonha! Um setor empresarial não pode atuar sem prestar contas a ninguém. A Câmara Municipal não tem o menor controle e nem ao menos sabe qual é a planilha de custo do Setps”.

A reportagem tentou contato com o presidente da Câmara, mas até o momento não obteve êxito.


Leia mais:

Paulo Câmara detona Hilton Coelho: “se aproveita do movimento”


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp