Política

Fieb deve ir à Justiça contra governo por preço de terreno dado a OSID

Imagem Fieb deve ir à Justiça contra governo por preço de terreno dado a OSID
Instituição cedeu terreno ao governo, mas indenização não teve preço satisfatório  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/07/2013, às 18h38   Redação Bocão News (Twitter: bocaonews)



A cessão de um terreno na Cidade Baixa às Obras Sociais de Irmã Dulce é um importante capítulo para a história da instituição filantrópica, mas não é uma história tranquila como seu final. É quase certa a possibilidade do dono original do local, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia, ir à Justiça contra o Governo do Estado para aumentar o valor da verba concedida à instituição como indenização por se desfazer da posse.
O espaço, localizado próximo ao local onde as obras estão instaladas atualmente, pertencia ao Sesi e, depois de uma operação, passou para o governo mediante pagamento de indenização. Entretanto, para fins de análise, o governo usou uma avaliação meramente técnica da Conder e fez render à Fieb R$ 2,4 milhões. O presidente da instituição, José Mascarenhas, porém, alega que pelos critérios de mercado, o terreno vale o triplo.
De acordo com Mascarenhas, não foi possível uma resolução por meio administrativo e, futuramente, a Fieb deverá prestar contas ao Tribunal de Contas da União de seus bens e haverá desequilíbrio por conta deste fato. A única via possível, portanto, é a Justiça. Neste sábado haverá solenidade de transferência do terreno às OSID. Com informações do A Tarde. 

Matéria públicada às 07h 40

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp