Política

Pinheiro comemora expansão das escolas técnicas nos governos petistas

Imagem Pinheiro comemora expansão das escolas técnicas nos governos petistas
Senador lembrou que antes de Lula institutos estavam sob ameaça  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/07/2013, às 19h18   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)



O senador Walter Pinheiro (PT-BA) destacou hoje (15), durante entrevista na rádio Metrópole, a expansão das escolas técnicas proporcionada a partir do governo do ex-presidente Lula. “Estudei na Escola Técnica em Salvador que era a única em toda a Bahia. Hoje são praticamente 30, transformadas em institutos federais, se levarmos em conta aquelas que estão em funcionamento e as que estão sendo implantadas”, disse.

Pinheiro lembrou que antes de Lula, as escolas técnicas, denominadas de Centros Estaduais de Educação Tecnológica (CEFETs), estavam ameaçadas no País por um decreto (nº 2208) do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Inclusive em 1997, quando era deputado federal, apresentei um projeto de decreto legislativo sustando os efeitos deste decreto de FHC, que iria atrasar em anos o ensino profissional no Brasil”, completou.

Atualmente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) possui 16 campi e 5 núcleos avançados na Bahia. Com a expansão, o objetivo é de que o IFBA tenha cinco novos campi até 2014.

O IFBA é uma instituição comparada às universidades, mas possui estrutura diversa e muito mais ampla. Oferece desde a formação básica, passando por cursos de nível médio, até à graduação e pós-graduação. Hoje, dispõe de cursos superiores, entre eles, formações tecnológicas, bacharelados, engenharias e licenciaturas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp