Política

Yulo Oiticica vai buscar vaga no Congresso Nacional

Imagem Yulo Oiticica vai buscar vaga no Congresso Nacional
Petista aumenta lista de postulantes à Câmara Federal   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/07/2013, às 08h03   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

O Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu a maior bancada do estado para a Câmara Federal em 2010, foram 10 deputados eleitos para a Casa Baixa do Congresso Nacional. Em 2014, a legenda já começa a organizar a lista de postulantes e nela constam, além dos eleitos e suplentes, nomes de secretários de estado e deputados estaduais em busca de voos mais altos.

Entre os parlamentares estaduais Yulo Oiticica confirmou presença na disputa por uma das 39 vagas que a Bahia tem direito. Membro da corrente interna Democracia Socialista (DS), o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa decidiu partir par ao novo desafio após a realização de uma plenária com apoiadores do mandato realizada no último sábado (13).

Entre os correligionários a decisão foi bem aceita. Em nota enviada à imprensa, o parlamentar afirma ter o apoio de Rui Costa, Robinson Almeida, José Sérgio Gabrielli, Afonso Florence, Marcelino Galo, Bira Coroa, além do presidente estadual do partido, Jonas Paulo.

Entre os relacionados acima, dois pertencem à mesma tendência interna: Robinson Almeida e Afonso Florence. O primeiro é secretário estadual de Comunicação e também vai disputar assento na Câmara Federal, o segundo está no primeiro mandato e vai para reeleição. Além dos dois, o secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, também da DS, tentará, conforme especulado, uma cadeira na Casa Baixa.

Somente neste cenário, quatro petistas de uma mesma corrente com chances reais de êxito vão para a eleição. Embora não seja algo determinante, o fato é que podem dividir os votos e colocar em risco a eleição um do outro. No caso de Yulo esta relação é um pouco diferente.

Enquanto Robinson e Afonso devem dividir o recall dos 143 mil votos que o segundo obteve no último pleito, agregando os setores alcançados no comando da pasta de Desenvolvimento Agrário com setores da Comunicação estimulados pelo desempenho de Almeida à frente da secretaria estadual, Solla contará com o desempenho nos oito anos de responsável pela Saúde, para um lado ou para o outro.

Já Yulo deve ocupar um espaço entre representantes das categorias trabalhistas, movimentos sociais e indígenas. Tendo em vista as ações em defesa da vida e na garantia dos direitos humanos.

Participaram o evento do último sábado, além de políticos e correligionários, o Kâhu Pataxô, do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), a presidente Conselho Estadual de Juventude, Michelle Vieira, o coordenador estadual da Pastoral de Criança, Cosme Oliveira reforçaram o apoio ao deputado.

Nota originalmente postada às 16h do dia 15

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp