Política

Popularidade de Dilma viraria o jogo em segundo turno

Imagem Popularidade de Dilma viraria o jogo em segundo turno
Instituto aponta 33,4% das intenções de votos nas eleições em 2014  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/07/2013, às 17h41   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Nova pesquisa dá um folego para a presidente Dilma Rousseff. Depois da queda da popularidade da petista apontada pela Datafolha durante o período da Copa das Confederações, quando muitas cidades foram tomadas por manifestações, o Instituto MDA revela que Dilma tem 33,4% das intenções de votos nas eleições em 2014. A pesquisa foi realizada a pedido da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgado na manhã desta terça-feira (16).

A primeira pesquisa Datafolha divulgada após os protestos mostrou uma queda vertiginosa na popularidade da presidente. O levantamento, publicado dia 29 de junho pelo jornal Folha de S. Paulo, apontava que a avaliação positiva do governo despencou 27 pontos percentuais em um período de apenas três semanas.

Segundo os dados do instituto, 30% dos entrevistados avaliaram a administração de Dilma como boa ou ótima. No início do mês, antes das manifestações, esse percentual era de 57%. Enquanto isso, o número de brasileiros que consideram a gestão da presidente como ruim ou péssima subiu de 9% para 25%.

De acordo com o Instituto MDA a pesquisa apresentada foi realizada entre os dias 7 e 10 de julho com 2.002 pessoas – portanto, depois da onda de manifestações que tomou o País – em 134 municípios de 20 Estados das cinco regiões.

Dilma tem vantagem em relação a outros possíveis candidatos

A pesquisa divulgada nesta terça-feira 16 pela CNT mostra ainda que, no caso de uma possível candidatura, a presidenta Dilma Rousseff tem 14,8% da intenção espontânea de voto, quando não são apresentadas opções de candidatos. Na pesquisa da CNT anterior, de junho, o percentual era 52,8%.

Em segundo lugar, os entrevistados citam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (10,5%), seguido por Marina Silva (5,9%), Aécio Neves (4,9%), Eduardo Campos (1,4%), José Serra (1,2%) e Joaquim Barbosa (0,7%).

Questionados se votariam na presidenta Dilma no caso de candidatura em 2014, 20,5% escolheram a opção em que Dilma seria a única em quem votariam, 30,7% responderam que ela é uma candidata em quem poderiam votar e 44,7% escolheram a opção de que não votariam nela de jeito nenhum.

Com informações do site Brasil 247

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp