Política

Presidente do PT crava: Dilma vem a Salvador

Imagem Presidente do PT crava: Dilma vem a Salvador
Rui Falcão diz não trabalhar com possibilidade de ausência da presidente em evento à noite  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/07/2013, às 14h14   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar da agenda oficial da presidente da República, Dilma Rousseff, não relacionar a ocasião para esta quarta-feira (24), o presidente nacional do PT, Rui Falcão, cravou no início da tarde que a petista virá a Salvador para participar do evento do partido que comemora a primeira década da sigla no poder. Analistas políticos estavam reticentes desde o começo do dia sobre a presença de Dilma na capital baiana, Falcão afastou a possibilidade.
Segundo ele, o PT não trabalha com a possibilidade de Dilma não aparecer e confirmou que, além dela, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva também está confirmado para o movimento. Ele aproveitou também para dirimir qualquer possibilidade de haver rusgas entre a mandatária nacional e seu partido, ainda que em uma hipótese Dilma não surja em Salvador logo mais às 17h no Hotel Othon.
Ela confirmou que virá, pelo menos é o que me foi informado. Não há crise nenhuma entre nós. Ao contrário, há uma unidade muito forte do PT todo com ela, do Lula com ela. Somos irmãos, ainda mais na Bahia”, diminuiu Falcão. Para o presidente petista, o momento de tensão não pode ser avaliado no calor das demonstrações pontuais e as últimas quedas de Dilma nas pesquisas mostram apenas uma fotografia de um momento e não o panorama completo.
“Nós temos certeza de que com os cinco pactos que ela propôs, com o programa “Mais médicos”, com todo o debate da reforma política do país, ela certamente recuperará a popularidade. E diga-se de passagem, que todos os governantes perderam popularidade neste momento. E ela foi uma das que menos perdeu, porque continua liderando as pesquisas. A aprovação, os índices de “bom” e “ótimo”, são maiores do que os de “ruim” e “péssimo””, analisou.
Outros petistas, porém, não foram assim tão incisivos ao confirmarem a presença de Dilma. O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que ofereceu um almoço no Rio Vermelho ao presidente Falcão para apoia-lo no Processo de Eleição Direta do final do ano para a reeleição do partido, preferiu confiar apenas na programação do evento à noite. “Aí é uma decisão muito pessoal dela. De acordo com toda a organização do debate, a previsão é a presença dela”, escapou.
Ele ressaltou que haverá também uma série de outros ícones petistas no evento, tão importantes quanto Dilma. Para ele, a presidente não é a maior estrela do evento, mas a militância do partido. “Estes primeiros 10 anos do PT no governo, m ais os prefeitos, vereadores, as conquistas que tivemos ao longo destes anos para toda a sociedade só foram possíveis por causa da militância. Ela teve a capacidade nestes últimos 33 anos de trabalhar, se dedicar, doar sua vida para construir este processo político. Esta é que é a grande estrela”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp