Política

Tendências petistas podem lançar candidato alternativo no PED

Imagem Tendências petistas podem lançar candidato alternativo no PED
Quatro divisões do partido podem tentar um bate-chapa a depender da situação da legenda  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/07/2013, às 09h25   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Até o momento, havia a grande possibilidade de Everaldo Anunciação ser eleito como novo do PT no Processo de Eleição Direta (PED) que o partido organiza no final do ano. Entretanto, surge no horizonte a possibilidade de tendências petistas organizarem uma espécie de “dissidência” e colocarem um novo candidato no pleito, com boas chances de fazer frente ao atual candidato único. 
Trata-se de petistas das alas Movimento PT, Esquerda Democrática Popular (EDP) Militância Socialista e Brasil Socialista. Os quatro formaram juntos um coletivo divulgado como “PT Mais Forte”, que também teria a simpatia de parte da tendência Construindo um Novo Brasil. Juntos, os petistas da ala nova não aceitaram a proposta que o governador Jaques Wagner fez recentemente e já propõem o bate-chapa.
Wagner deseja que o partido se uma em torno de uma única candidatura para que o PED tenha mais chances de transcorrer de maneira tranquila e, assim, facilitar o controle do partido. Consequentemente, seria ainda mais fácil controlar a escolha do nome do partido para a disputa em 2014. Entretanto, duas variáveis ainda deixam à driva o desejo do “PT Mais Forte” lançar um candidato.
O primeiro de todos é o movimento da Democracia Socialista, que tem entre seus participantes do senador Walter Pinheiro e o deputado federal Afonso Florence.  Na próxima semana, a DS se reúne para definir seu posicionamento em relação ao PED e, caso não feche com o desejo de Wagner, fortalece os dissidentes.  Do outro lado, é preciso torcer para que o restante do partido não feche em torno do nome único. Caso isto ocorra, o bate-chapa ficará ainda mais difícil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp