Política

Deputados eleitos ameaçados pela Justiça

Publicado em 27/01/2011, às 09h25   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Tomar posse na terça-feira (1) e ter o nome confirmado entre os 63 deputados diplomados para a Assembleia Legislativa não são mais garantia de na nova legislatura para alguns parlamentares. Deliberações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem mudar o destino de muitos deputados e alterar o cenário da Casa.

A depender dos resultados referentes a processos no TSE e da interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF), diante de questionamentos sobre novas regras embutidas nas decisões, muitos correm riscos de ficar de fora. Além das questões judiciais, alguns deixam a função parlamentar para assumir novos postos no poder Executivo.

Derrotado no pleito, o deputado Capitão Tadeu (PSB) conseguiu dar a volta por cima ao conquistar, através de uma liminar concedida pelo TSE o direito de tomar posse nessa legislatura. A Justiça que havia anulado os votos do candidato Wank Medrado (PSL) decidiu por fim validar, favorecendo-o. Apesar disso, o deputado ainda não está livre de perder o mandato, pois falta o julgamento final do mérito. Se perder, em seu lugar seria empossado o petista Carlos Brasileiro, nomeado secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.

Outro que pode sobrar é Elmar Nascimento (PR). Apesar de confirmado para tomar posse na próxima terça-feira, o mandato está em risco pelo colega Joélcio Martins (PMDB), da mesma coligação. O republicano depende do parecer de uma questão judicial. O mandato do deputado democrata Paulo Azi (DEM) também pode estar ameaçado pela anulação dos votos do companheiro de partido Carlos Gaban (DEM).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp