Política

Comissão promove audiência "Turismo acessível e cultura inclusiva"

Publicado em 01/08/2013, às 15h00   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Com o tema ‘Turismo acessível e cultura inclusiva’, a Comissão Especial de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove audiência pública, nesta sexta-feira (2/8), às 9h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. O objetivo do encontro – o segundo em menos de dois meses – é trazer à tona os problemas enfrentados por turistas que vêm a Salvador tentar desfrutar de sua beleza natural, arquitetônica e cultural, além de tentar buscar soluções para a questão. Para isso, os secretários de Turismo da capital, Guilherme Bellintani, e do Estado, Domingos Leonelli, são dois dos convidados a comporem a mesa dos trabalhos.
Presidente da Comissão e 3ª vice-presidente da Câmara, a vereadora Fabíola Mansur (PSB), acredita que do encontro podem sair bons resultados para a questão da acessibilidade em Salvador - cidade que todos os anos recebe milhares de turistas domésticos e internacionais.
Coordenadora da Associação Baiana para Cultura e Inclusão (ABACI), Cristina Gonçalves, 52 anos, explica que o turismo acessível vai além da colocação de rampas para facilitar a mobilidade da pessoa com deficiência. “Precisa-se também o entendimento do setor hoteleiro que precisa de pessoas preparadas para receber o turista com deficiência”. Ela lembra que o trade turístico não deve se limitar apenas disponibilizar quartos com acessibilidade nos hotéis.  “Para se dirigir com a pessoa com deficiência é preciso ter tato, saber como atender. Os hotéis, por exemplo, têm que ter pessoas que saibam a linguagem de libras”, sinaliza Cristina, que é portadora de deficiência visual.
Segundo a ABACI, em Salvador existem 750 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Também devem participar da audiência, Pedro Manuel da Costa, do Convention Bureau;  Nidalva de Andrade, coordenadora do Grupo de Atuação Especial em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério Público da Bahia; José Manoel Garrido Filho, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; Almiro Sena, secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos;  Pedro Galvão, presidente da Abav/Bahia; Antonio Rubim, secretário de Cultura da Bahia; e Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador; e Airton Vilaça Maia, diretor da Conder.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp