Política

Voto Aberto ganha força e deve ser aprovado na Alba

Imagem Voto Aberto ganha força e deve ser aprovado na Alba
Luiza Maia convocou audiência pública que teve ampla participação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/08/2013, às 06h30   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Mais de dois anos separam a primeira tentativa da deputada Luiza Maia (PT) de instituir o voto aberto na Assembleia Legislativa da segunda. Logo no início do mandato, em abril de 2011, a petista se movimentou para aprovar a matéria. Não logrou êxito. O projeto foi considerado inconstitucional e derrubado em plenário.

De abril de 2011 até agosto de 2013 “muita água correu embaixo da ponte” e neste momento se discute uma agenda positivo nos parlamentos brasileiros com o objetivo de “dar resposta às vozes das ruas”. Entre estas “vozes” estão as que se levantam por mais transparência nas casas onde são ou deveriam ser feitas as leis.

Neste sentido, o discurso de abertura da audiência pública sobre o Voto Aberto, realizada nesta terça-feira (6) na Alba, proferido pela deputada petista encaixou. “O povo quer mais transparência. Precisamos dar satisfação a quem nos elegeu”. A parlamentar vai fazer nova investida para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 126.

Marcaram presença e endossaram o documento ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano (PT), o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Paulo Câmara (PSDB), o Vereador Luiz Carlos Suíca (PT), o presidente da Câmara de Pojuca, Edmar Faria, conhecido como Neném, a presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Neusa Cadore (PT) e o diretor do Sindlimp, Edson Conceição.

O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Paulo Câmara, disse que não foi fácil instituir o voto aberto na Casa e parabenizou a deputada pela iniciativa. “O político tem que se expor. Não pode se esconder atrás de uma urna. Tenho certeza que essa luta da deputada Luiza Maia vai ser vitoriosa. A PEC 126 que pede o fim do voto secreto vai ser aprovado também na Assembleia e estamos aqui para fortalecer essa mobilização”.

Outros participantes também fizeram a defesa do “voto aberto”. Com o clima propício é provável que desta vez a PEC passe. Será, certamente, mais uma decisão respaldada pela sociedade e levada adiante. Resta saber quais os termos e as exceções que virão no escopo do projeto. “Com o crescimento da campanha, VOTO CERTO É VOTO ABERTO JÁ! iniciada hoje temos certeza que entrará na pauta de votação em breve”, concluiu Luiza.

Matéria relacionada
Deputados preferiram continuar escondidos pelo voto secreto

Publicada no dia 06 de agosto de 2013, às 16h41

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp