Política

Aleluia firma TAC com Setps e recebe vereadores

Imagem Aleluia firma TAC com Setps e recebe vereadores
Licitação de ônibus é assunto comum entre os dois encontros de secretário de Transportes  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/08/2013, às 06h03   Lucas Esteves (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


A futura licitação do transporte público de Salvador foi tema de dois encontros do secretário municipal de Urbanismo e Transportes, José Carlos Aleluia. Na manhã desta quinta-feira (22) o dirigente se reuniu com o Ministério Público e dirigentes do Setps para assinar um termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Já à tarde se encontrou com vereadores da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais da Câmara de Vereadores.

De acordo com Aleluia, o processo de montagem da licitação dos transportes está em fase final e, por isso, algumas ações são necessárias, a exemplo da assinatura do TAC. Ele alegou que o acordo entre os três órgãos é o ponto de partida para o lançamento do processo por dois motivos.

O primeiro é a abertura dos empresários para que a prefeitura inicie desde já o processo de mudança de linhas e itinerários pela cidade devido a obras e novas concepções de trânsito visando a futura licitação. Por fim, MP e Setps se comprometeram a não interferir na montagem e lançamento do edital, ainda que os atuais empresários possam até mesmo deixar de operar na capital baiana.

A preocupação especial do último item é especialmente em relação à dívida estimada de R$ 600 milhões que a prefeitura acumulou com os empresários no último ano. “Ao longo dos anos, os empresários alegam que têm um débito com a prefeitura, mas se comprometeram a explorar o fato somente no âmbito da Justiça. Eles têm o direito de reivindicar o que acham correto e a Procuradoria do Município vai defender os interesses da prefeitura. Enquanto isto, o processo de licitação correrá em paralelo, pois todos já entenderam que a licitação é o melhor caminho para a cidade”, esclareceu.

No encontro com os vereadores, além da licitação o tema também foi as atuais obras na Estação da Lapa. Em caráter emergencial, o terminal está sendo preparado para a privatização até o final do ano. De acordo com o presidente da comissão, Euvaldo Jorge (PP), os vereadores desejam acompanhar de perto o projeto para contribuir no processo. O secretário disse receber os edis com entusiasmo e que os vereadores têm sido de grande apoio desde o início da gestão.


Publicada no dia 22 de agosto de 2013, às 16h07

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp