Política

M. de Deus: prefeito comemora qualidade de vida da cidade e diz que tem desafio

Imagem M. de Deus: prefeito comemora qualidade de vida da cidade e diz que tem desafio
Segundo IBGE, município oferece melhores condições de vida na RMS  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/08/2013, às 16h36   Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)


FacebookTwitterWhatsApp

Um índice que analisa o bem-estar nas principais regiões metropolitanas do país, divulgado nesta semana aponta o município de Madre de Deus como a cidade que tem a melhor situação entre conglomerados urbanos pertencentes à Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Segundo dados divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo, o estudo do Instituto Nacional de Ciência Tecnologia Observatório das Metrópoles, baseado no Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), revela que Madre de Deus oferece melhores condições de vida para os cidadãos na RMS, sendo ainda o município melhor avaliado em todo Norte-Nordeste.
A posição no ranking é comemorada pelo prefeito, Jeferson Andrade (PP) que lembra como encontrou a cidade: “isso acontece porque toda a equipe está empenhada para melhorar ainda mais a cidade. Confio muito em minha equipe. Há um ano e meio encontramos um descaso, uma população desacreditada. Mas resgatamos nossa autoestima e os nossos serviços melhoraram muito”, salienta.
O Índice de Bem-Estar Urbano (IBU) considera, por exemplo, fornecimento de energia, iluminação pública, coleta de lixo e tempo de deslocamento dos cidadãos de suas casas para o trabalho. São cinco quesitos que formam notas de zero a um. Quanto mais próximo de um, melhor o desempenho. Na média, Madre de Deus, município com quase 20 mil habitantes, ficou na 24ª posição em um ranking com 289 cidades brasileiras. Destaque para o item “Serviços Coletivos”, que obteve nota 0,948.
Apesar da boa posição no ranking, o pepista ressalta o que ainda precisa ser enfrentado: o desemprego. “Esse é nosso grande desafio. Mas eu e minha equipe estamos trabalhando para gerar oportunidade principalmente para juventude e mulheres”, explica. 
Para solucionar o problema do desemprego no município, Jeferson disse que trabalha para que em parceria com o governo do estado seja lançado um parque industrial. “Nós estamos trabalhando para que no próximo ano esteja pronto esse parque industrial, do ramo têxtil, calçadista, colchão, que vai gerar 2000 empregos diretos. Com muito trabalho eu aposto que Madre de Deus vai ser referência no Brasil em pouco tempo”, acredita.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp