Política

Jornada de trabalho dos enfermeiros é debatida

Imagem Jornada de trabalho dos enfermeiros é debatida
Profissionais da saúde reivindicam carga horária de 30h semanais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/08/2013, às 16h44   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Em audiência pública realizada na noite de quinta-feira (22), no Centro Cultural da Câmara Municipal, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), defendeu a jornada de 30 horas semanais para profissionais de enfermagem. Para o edil, a luta pela diminuição da carga horária, que atualmente é de 44 horas, é “um passo decisivo em direção à redução da exploração” e possibilitará um serviço de melhor qualidade para a população.

A redução da carga horária sem redução dos salários, na opinião do vereador, só não interessa aos donos de hospitais.

“Os trabalhadores não querem apenas trabalhar menos. A redução da jornada de trabalho representa a defesa de toda a sociedade. A segurança do paciente deve ser encarada como prioridade e não apenas o lucro patronal. Uma carga horária muito alta coloca em risco a segurança do paciente, porque quanto maior o desgaste físico e mental do profissional maior é o risco do paciente, uma vez que compromete um atendimento de qualidade”, declarou Luiz Carlos Suíca.

O vereador ainda destacou a importância da aprovação do Projeto de Lei nº 2.295/200, que visa conceder a jornada reduzida também aos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, que tramita na Câmara Federal.

A vereadora Aladilce Souza, enfermeira por formação, também ressaltou a importância da redução da jornada. Para ela, a atual carga de 44 horas semanais “é muito sacrificante e prejudica, principalmente, a assistência aos pacientes”.

A audiência pública também contou com o apoio do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb), do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde), da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O deputado estadual  Marcelino Galo também marcou presença no Centro Cultural da Câmara Municipal.

Pesquisa OMS

A presidente da FNE lembrou a pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo mostra que, após seis horas em exercício, o trabalhador perde concentração. “Imagine os enfermeiros, categoria em que a grande maioria possui dois trabalhos com uma jornada pesada em cada uma das atividades. É perigoso até para o paciente que está sendo atendido”, justifica.

Uma carta compromisso assinada pela presidente Dilma Rousseff, quando ainda era candidata, é usada pela Federação Nacional dos Enfermeiros para persuadir os deputados federais a entrarem em acordo para a apreciação dos projetos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp