Política

Sobradinho: Câmara decide proibir filmagem após vídeos polêmicos

Imagem Sobradinho: Câmara decide proibir filmagem após vídeos polêmicos
Transmissão flagrou mulher sendo tirada à força do plenário e caindo de joelhos. Veja  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/08/2013, às 06h12   Terena Cardoso (Twitter: @terena_cardoso)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Sobradinho, Gabriel Gomes de Farias (PSDB), resolveu proibir filmagens externas durante as sessões públicas na Casa Legislativa da cidade. Por meio de nota, a assessoria de imprensa da prefeitura justificou a decisão lembrando que a mesma faz parte do regimento interno do local, que deve ser respeitado.

O aviso está estampado na porta da Câmara

No entanto, segundo o Blog do Carlos Britto, que se dedica à cobertura política da região, o motivo é que publicações no Youtube de fatos ocorridos na Casa teriam irritado alguns vereadores. Com uma rápida busca na internet é possível assistir a vídeos polêmicos que podem ser o real motivo da decisão.

Durante uma sessão que foi registrada por um cinegrafista amador e publicada em junho deste ano, 
uma mulher é tirada a força do plenário por um rapaz. Ela cai de joelhos no chão e tem dificuldade para levantar. Veja:


Outro vídeo mais antigo, com data de 2011, está intitulado “pancadaria na Câmara de Vereadores de Sobradinho”. É possível conferir uma desordem generalizada e o motivo da comoção não é claro. 



Não é proibido proibir
Segundo o advogado Ademir Ismerim, especializado em direito eleitoral, a proibição é legal se estiver no regimento interno da Casa. No entanto, para ele, a decisão contraria uma movimentação social. “A crítica nessa questão é que a Casa é pública. Tem que ver o motivo de eles decidirem por proibir se faz sentido. Se algum vereador for contra a essa proibição, é só propor uma emenda. Até mesmo alguém da população ou um órgão de imprensa pode propor uma ação judicial contra a decisão”, explicou. 

Enquanto ninguém se opuser a decisão, a partir de agora, as filmagens na Câmara de Sobradinho serão feitas por uma equipe contratada pelo Legislativo e cópias serão entregues apenas mediante pedido judicial ou por intermédio de algum vereador. 


Publicada no dia 26 de agosto de 2013, às 11h26

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp