Política

Nova orla: prefeito garante destaque para baianas de acarajé

Divulgação
Um plano com pontos específicos de comércio já está desenvolvido  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/08/2013, às 07h20   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto garantiu uma posição de destaque às baianas de acarajé no projeto de requalificação da orla de Salvador. Neto participou na manhã desta segunda-feira (26) do Encontro Municipal de Baianas de Acarajé, realizado pela Secretaria de Combate à Pobreza e Promoção Social (Semps), no Centro Cultural da Câmara de Vereadores.

De acordo com Neto será desenvolvido um plano com pontos específicos de comércio para que as profissionais ocupem “locais de destaque” no trajeto. “Não queremos impor nada. Vamos discutir com vocês, mostrar nosso projeto para a orla da cidade”, afirmou ao sugerir, à Associação das Baianas, a criação de um grupo de trabalho para afinar os detalhes do assunto, juntamente com as secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Ordem Pública (Semop) e Turismo (Saltur).

Segundo a secretária Rosemma Maluf, pelo novo projeto da orla serão criados 250 removíveis na faixa de areia, de 30 m a 100m, para as barracas que só poderão vender bebidas em lata e alimentos já prontos, com a base da determinação da Justiça Federal. Haverá ainda quiosque de 9 m a 16 m, destinados aos vendedores acarajé e água de coco. O projeto vislumbra os 65 quilômetros de faixa de praia de Salvador, de Tubarão à Itapuã, incluindo as ilhas do município.

Ainda foi discutida a padronização do vendedor e do seu tabuleiro. Pela legislação, o vendedor ou vendedora deve estar devidamente caracterizado com as roupas típicas e com tabuleiro dentro das normas de saúde e higiene. Para garantir o cumprimento dessas exigências, a Semps vem intermediando com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica a liberação de microcrédito para as baianas.


Publicada no dia 26 de agosto de 2013, às 17h44

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp