Política

Tragédia em Santo Amaro II: União e Funasa descumprem ordem da Justiça

Imagem Tragédia em Santo Amaro II: União e Funasa descumprem ordem da Justiça
Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Federal visitou a cidade ontem  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/09/2013, às 15h41   Adelia Felix (@adelia_felix)


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Federal esteve na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, na última segunda-feira (2) para cobrar a implantação de um centro de referência para tratar moradores da cidade com doenças provocadas pela forte concentração de chumbo na região.

De acordo com a Associação das Vítimas do Chumbo de Santo Amaro (Avicca), uma decisão da Justiça Federal, em fevereiro deste ano, obrigou a União e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) a construírem unidade em seis meses. “O centro de referência precisa sair imediatamente, a previdência precisa contemplar as vítimas com uma aposentadoria especial e é necessário iniciar um processo de descontaminação em boa parte de Santo Amaro”, disse o deputado estadual Mario Negromonte Júnior (PP).

Também estiveram presentes na visita da comissão o deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP), o ex-prefeito do município João Melo, representantes de diversos partidos, além de parentes de vítimas e moradores da cidade. Negromonte pretende realizar uma audiência pública na Assembleia Legislativa para tratar do tema e também criar a frente parlamentar das Vítimas do Chumbo.


Nota originalmente postada às 7h do dia 3
Tragédia em Santo Amaro: COBRAC abandona ex-funcionário contaminado por chumbo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp