Política

Experiência do voto aberto é apresentada na Câmara dos Deputados

Imagem Experiência do voto aberto é apresentada na Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara Municipal de Salvador, Paulo Câmara, esteve em Brasília nesta terça-feira (3)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/09/2013, às 18h37   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Paulo Câmara (PSDB), apresentou nesta terça-feira (3) a experiência do voto aberto da capital baiana, na audiência pública promovida pela Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição do voto aberto para perda de mandato parlamentar (PEC 196/12).

O tucano foi convidado pelo presidente da Frente Parlamentar Em Defesa do Voto Aberto, deputado Antonio Imbassahy (PSDB). A Mesa foi presidida pelo deputado Sibá Machado (PT-AC).

“Nossa participação foi sobre a experiência de Salvador, que adotou o voto aberto em todas as matérias, salvo as exceções previstas na Constituição Federal. Aqui em Brasília, participamos de uma audiência sobre a PEC 196-12. Entretanto, uma reunião de líderes aqui decidiu votar outra PEC sobre o tema ainda hoje à noite”, frisou Câmara.

Os líderes partidários na Câmara dos Deputados decidiram votar hoje à noite (30), em sessão extraordinária, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/01, que acaba com o sigilo de todas as votações no Congresso Nacional, e nos legislativos estaduais e municipais. Esta proposta já foi aprovada em primeiro turno, em 2006, mas ainda precisa passar por uma segunda votação na Câmara antes de ir para o Senado.

Já na Câmara Municipal de Salvador, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 01/13, apresentado por Paulo Câmara, em fevereiro, foi aprovado no último dia 6 de agosto, em segundo turno, no plenário do Legislativo Municipal.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp