Política

PT indica Yulo Oiticica à Mesa Diretora na Assembleia

Imagem PT indica Yulo Oiticica à Mesa Diretora na Assembleia
A primeira secretaria ficaria com J. Carlos, mas a reunião desta tarde mudou tudo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/02/2011, às 21h01   Luiz Fernando Lima



Fotos: Edson Ruiz // Bocão News e divulgação

O início da nova legislatura na Assembleia Legislativa foi dividido em dois dias. Nesta terça-feira (1º), conforme determina o regimento, os deputados eleitos entregaram os diplomas para que na quarta (2) seus nomes sejam publicados no Diário Oficial e a posse seja consumada.

Aproveitando o primeiro dia os 13 parlamentares que compõem o bloco petista fizeram uma reunião fechada para definir o nome do representante da legenda na Mesa Diretora, além de negociarem entre si a ocupação de outros cargos que o partido terá direito. Isto inclui as cadeiras nas comissões temáticas e a liderança do partido.

Como de costume entre os quadros do PT cada cargo é disputado à exaustão. Acompanhando a mesma peculiaridade os desgastes são divulgados de modo mais reservado. Sendo que, como os próprios se declaram soldados do partido e, portanto, cumprem o que fica acertado.

O saldo da reunião trouxe uma modificação na composição da Mesa Diretora. O deputado Yulo Oiticica, antes cotado para a liderança do governo, ficou com a única vaga do partido na mesa, primeira secretaria. Antes, durante o almoço que homologou a candidatura única de Marcelo Nilo (PDT) à presidência – será o terceiro mandato consecutivo – Jota Carlos foi anunciado como o representante petista na chapa.

A mudança joga por água as especulações sobre os outros três cargos importantes que restam ao PT. A liderança do governo, que até o momento tinha como principal candidato Yulo e que agora, de acordo com uma fonte petista, está nas mãos de Zé Neto.

A liderança da bancada do PT, que estava com Paulo Rangel, e deve ser assumida por J. Carlos. Isto porque o próprio Rangel afirmou que não continua à frente dela.

O terceiro é a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por onde passam todos os projetos que são votados no plenário. Zé Neto presidiu-a por dois biênios e não vai continuar.

Caso a informação dada por membros do PT se confirme, Rangel assume a CCJ. Isto porque, segundo fontes petistas, os três cargos (liderança do governo, liderança do PT e CCJ) serão ocupados por deputados com mais experiência na Casa. Zé Neto, Paulo Rangel, Yulo Oiticica e Jota Carlos atendem a esta “exigência”.

Nesta quarta, a partir das 14h30, todos os 63 deputados iniciam os trabalhos e tomam posse de fato. Em seguida, acontece a eleição da Mesa Diretora.


Matérias relacionadas:

Nilo dobra PDT e anuncia chapa única

Nilo será único candidato a presidente da Assembleia

Calma Nilo, ainda não!

Zé Neto apontado para líder do governo na Assembleia

Deputados petistas querem o fim da reeleição na Assembleia

Zé Neto não quer presidir Assembleia Legislativa

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp