Política

Deputados estaduais ainda não chegaram a consenso sobre Voto Aberto

Imagem Deputados estaduais ainda não chegaram a consenso sobre Voto Aberto
Votação da PEC deve ocorrer ainda nesta terça-feira (10)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/09/2013, às 19h31   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Os deputados estaduais baianos ainda não chegaram a um consenso para votarem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece o Voto Aberto na Assembleia Legislativa da Bahia. Os parlamentares ainda discutem sobre as exceções na abertura dos votos. Deputados da oposição ameaçam obstruir a sessão, já que na tarde desta terça uma audiência pública atrasou o início da votação no plenário. 

As discussões são em torno dos casos de eleição para a mesa diretora, para a indicação dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e referentes aos vetos do Executivo. O líder da oposição, Elmar Nascimento (PR), concorda em manter as exceções, já os deputados da base governista não chegaram a um consenso sobre elas. Parlamentares do Partido dos Trabalhadores não se reuniram para debater o assunto. 

A votação desta terça-feira (10) é apenas simbólica, já que a PEC aprovada na Câmara dos Deputados no início deste mês acaba com o voto secreto e o encerra nas assembleias legislativas e câmara de vereadores, além do Congresso Nacional.

Outros dois projetos serão votados nesta terça: as contas do Executivo referentes a 2008 e 2009, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de 2007, 2008 e 2010 e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) de 2007 e 2008. O outro garante aos professores da rede estadual de ensino o uso de um terço da carga horária destinada à realização de atividades de planejamento fora da sala de aula.

Com informações do editor Luiz Fernando Lima
Nota originalmente postada às 17h do dia 10

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp