Política

Wagner põe Rui Costa na rua para que povo o conheça

Imagem Wagner põe Rui Costa na rua para que povo o conheça
Para deixar de ser mero indicado do governador, secretário aparece uma vez a cada 66 horas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/09/2013, às 11h11   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Não há mais dúvida que, se depender do governador Jaques Wagner apenas, o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, será o candidato da base para as eleições estaduais no ano que vem. Entretanto, como há uma diferença fundamental entre ser o candidato e ser conhecido – e querido - pelo povo, o governador montou uma estratégia e decidiu “colocar na rua” Rui Costa para que este seja visto pelo eleitorado.
Conhecido dentro do partido e companheiro de décadas de Wagner, Costa sempre foi bastante discreto. Por conta disto, é mais dado às articulações internas que ao “corpo-a-corpo” com a população. Em ordem de mudar seu perfil de ponta-cabeça, o secretário agora aparece em basicamente todos os eventos oficiais do governo e, em muitos deles, representa o ausente governador.
Em menos de um mês e meio – entre os dias 1º de agosto e 13 de setembro -, Rui Costa esteve em diversos municípios e assinou acordos, entregou equipamentos e inaugurou obras. Os compromissos somaram 16 aparições em 44 dias, o que significa a exposição do nome e face do pré-candidato uma vez a cada 2,75 dias, ou 66 horas. 
Destas 16 visitas, 10 foram fora de Salvador, em diversas regiões, como o Vale do Jequiriçá, Sudoeste, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Jacobina e outros. A maioria das aparições de Rui Costa foi em eventos onde houve entrega de máquinas para produtores rurais atingidos pela estiagem. Justifica-se, oficialmente, a presença do secretário por este ser o líder do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca.
Destes eventos, nem todos o governador esteve presente. Normalmente, a atribuição de substituir o governador em ocasiões semelhantes é a do vice, mas como Otto Alencar acumula as funções de secretário estadual de Infraestrutura, a atribuição “cai no colo” de Rui Costa. No mês e meio de “turnê”, o secretário esteve acompanhado de um “adversário” em apenas duas ocasiões. 
A primeira aconteceu no dia 2 de setembro durante assinatura para início de obras de saneamento básico e esgotamento em Camaçari. Na oportunidade, o ex-prefeito da cidade e também pré-candidato ao governo, Luiz Caetano, dividiu os holofotes. Dois dias depois, Rui Costa sentou à mesa com o secretário de Planejamento José Sérgio Gabrielli para debater novas estratégias para a agricultura familiar no estado. O ex-presidente da Petrobras é o candidato de Lula ao governo baiano.

Procurado pelo Bocão News para comentar a situação, Rui Costa não foi encontrado após tentativa de contato. A assessoria de comunicação da Casa Civil informou que o secretário estava em trânsito do interior de volta a Salvador, mas até o momento do fechamento da matéria, não conseguiu o contato.

Nota originalmente postada às 18h do dia 13

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp