Política

Teatro Gregório de Mato será reaberto em março de 2014

Imagem Teatro Gregório de Mato será reaberto em março de 2014
Parceria com banco privado possibilita reabertura do espaço que contribui para revitalização da Praça Castro Alves  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/09/2013, às 20h30   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


A partir de março de 2014, a população vai voltar a usufruir do Teatro Gregório de Matos, na Praça Castro Alves. O termo que garante a reabertura do teatro, fechado há cinco anos, foi assinado na tarde desta segunda-feira (16) entre a Prefeitura e o Banco Itaú. O acordo, estimado em R$2,5 milhões, prevê também a recuperação da área localizada no seu entorno.

Dentro do projeto de adoção do teatro e da recuperação da Praça Castro Alves, a grande novidade fica por parte da instalação de um projetor do lado de fora do Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha, que terá programação própria e gratuita para quem circula na região.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais e Governos do Itaú Unibanco, Cícero Araújo, o fato da Praça Castro Alves e o entorno serem ícones históricos e culturais de Salvador foram determinantes para a concretização dessa parceria com a Prefeitura. “Como o incentivo ao acesso à cultura é uma das causas do Itaú, essa parceria é um passo natural da instituição para que a população da cidade possa frequentar ainda mais esses espaços e para que tenha orgulho de espaços públicos com esse legado social”, afirma.

O prefeito ACM Neto destacou a importância do apoio da iniciativa privada na revitalização de espaços e equipamentos culturais e turísticos da cidade. “A Prefeitura sozinha não tem condições e nem orçamento para fazer tudo. Por isso, estamos viabilizando parcerias com a iniciativa privada em várias frentes. Dessa forma, queremos ampliar, em muito, os investimentos para a cultura, que nesse governo é tratada com a seriedade que merece”.

Segundo o secretario de Desenvolvimento, Cultura e Turismo, Guilherme Bellintani, o Teatro Gregório de Matos será o marco para o programa de adoções através de parceria com o setor privado. “A nossa parceria com Itaú reforça a premissa, que não é a falta de recursos que vai nos impedir de concretizar os projetos. É preciso ser criativo. Tenho certeza que esse será o caminho para consolidar diversas ações em prol da cultura e do turismo da cidade”, destacou.

Para o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, o Gregório de Matos tem uma importância vital para a cultura da cidade. “Primeiro porque é um grande teatro municipal e em segundo, porque está localizado numa área a ser revitalizada. Além de fazer parte de um corredor cultural importante da cidade, que vai da Praça Castro Alves até a Praça da Sé”, salientou.

Projeto - Dentro do projeto de revitalização do teatro, originalmente idealizado pela arquiteta Lina Bo Bardi, será contemplada a parte de infraestrutura e as instalações elétricas e de som. Já para a Praça Castro Alves, haverá uma reorganização do espaço público, com restauração do piso em pedra portuguesa, remanejamento do busto de Dodô e Osmar, para dar mais destaque à obra e a criação de um espaço para a instalação de quiosques e uma área de convivência.

Na área da Barroquinha, serão realizadas intervenções na escada de granito, bem como a calçada em pedra portuguesa branca. Vale destacar que todas as características originais das construções, como as pedras portuguesas e o muro de arrimo da Igreja da Barroquinha, serão mantidas.

A negociação para a adoção do Teatro Gregório de Matos foi realizada através de chamamento público no Diário Oficial do Município e avaliada por uma comissão composta por diversos órgãos municipais. As obras que serão realizadas no entorno, vão seguir as especificações e orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tendo em vista que o local é tombado.

As obras, com inicio em outubro, serão acompanhadas pela Fundação Gregório de Matos (FGM), órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), que gere o equipamento.

Histórico - O Teatro Gregório de Matos foi criado no espaço do antigo Cabaré Tamaris, que teve seu auge entre as décadas de 50 e 60, na Praça Castro Alves, Centro de Salvador. O prédio, antes único, foi posteriormente dividido e hoje abriga o teatro e um complexo com cinco salas de cinema, o Espaço Cultural Glauber. Seu nome é em homenagem àquele que é considerado o primeiro poeta brasileiro, o soteropolitano nascido em 1633, Gregório de Matos Guerra, conhecido como “Boca do Inferno”, pelas colocações e críticas à cerca da sociedade da época encontradas em suas poesias.

Em 1979 o teatro foi reinaugurado, mas só tinha um andar. O novo formato só aparece em 1988, com o projeto da arquiteta italiana Lina Bo Bardi já com dois andares, um andar térreo para exposições e o outro para exibição de peças de teatro. O projeto de Lina Bo Bardi idealizado de uma arquitetura despojada, oferece ao espectador a possibilidade de participação no espetáculo, já que o seu formato é uma arena para 300 pessoas.

Já na década de 90, o espaço passou por nova reforma e foi reaberto com um espetáculo marcante da diretora alemã, radicada na Bahia, Nehle Franke.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp