Política

Lixo de Feira: secretário do Meio Ambiente desconhece determinação da Justiça

Imagem Lixo de Feira: secretário do Meio Ambiente desconhece determinação da Justiça
Roberto Tourinho disse que a fiscalização do aterro não é de responsabilidade da sua pasta  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/09/2013, às 11h17   Juliana Costa (Twitter: @julianafrcosta)


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça determinou, nesta quinta-feira (19), a suspensão das atividades do Aterro Sanitário em Feira de Santana. O Bocão News publicou uma série de denúncias sobre supostos crimes ambientais cometidos pela empresa Sustentare Serviços Ambientais S/A.

Na decisão, o juiz Luciano Ribeiro Guimarães determinou ainda que a Prefeitura de Feira de Santana substitua a empresa em até 72 horas.

Ao Bocão News, o secretário municipal do Meio Ambiente, Roberto Tourinho, disse não ter conhecimento sobre a determinação e que não é responsável pela fiscalização aterro. “Não tenho conhecimento dessa determinação e não sei se a prefeitura foi citada. Portanto, não posso responder a nada. Quem é responsável pela fiscalização do aterro é a Secretaria de Serviços Públicos”.

A reportagem tentou contato com o prefeito José Ronaldo (DEM), mas até o fechamento desta matéria não obteve sucesso.

Caso a prefeitura não cumpra a determinação da 3º Vara dos Feitos de Relação de Consumo Civil e Comerciais, do fórum Desembargador Filinto Bastos em Feira de Santana,terá que pagar multa diária de R$ 5 mil.

O caso

Desde o início do mês de julho deste ano, o site Bocão News recebeu inúmeras denúncias em relação à situação da administração do lixo na cidade de Feira de Santana, localizada a 108km de Salvador. Equipes de reportagem do site foram até a cidade e em conversa com moradores e com o secretário de meio ambiente do município, Roberto Tourinho, foi possível trazer à tona uma disputa licitatória que envolve duas empresas - A Viva Ambiental e a Sustentare.

Mas, por trás desta disputa - cujo contrato apresenta valores que excedem os demais da atual gestão - há denúncias envolvendo a empresa Sustentare. No dia 12 de julho, o Bocã News esteve na cidade e conversou com os moradores do bairro de Nova Esperança. Durante a estádia da equipe, foi constatado que eles vêm sofrendo com o forte odor do lixo há décadas.

Nota originalmente postada às 22h do dia 19

Leia mais:

Feira de Santana: crime ambiental pode contaminar população


Lixo de Feira: após denúncia do Bocão News, documento exclusivo aparece



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp