Política

Marina só comprovou 20% das assinaturas para criar Rede

Imagem Marina só comprovou 20% das assinaturas para criar Rede
De acordo com o MP, somente 102.707 dos 482.900 apoios necessários foram validados pela Justiça  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/09/2013, às 08h21   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta sexta-feira (20), um parecer foi encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministério Público Eleitoral (MPE) garante que a Rede Sustentabilidade, da ex-ministra Marina Silva, só conseguiu validar 20% das assinaturas necessárias para a efetivação da sigla.

O vice-procurador-geral Eleitoral, Eugênio Aragão, diz no texto que a sigla "ainda não demonstrou o caráter nacional" exigido para a constituição de um partido político e cobra a apresentação de novas assinaturas de apoio para que sejam juntadas ao processo.

O parecer indica que até agora somente 102.707 assinaturas de apoio à criação da Rede foram validadas em 14 estados e no Distrito Federal. Para que um partido seja criado no Brasil são necessárias pelo menos 482.900 assinaturas.

Já os seguidores de Marina Silva alegam que já foi validado 304.099 fichas de apoio nos cartórios eleitorais. Na última quinta-feira (19) o grupo apresentou mais um lote de assinaturas contendo 136 mil apoios, totalizando 440 mil nomes a favor da criação da Rede. Se estiver correto, o número ainda será insuficiente para tirar o partido do papel.

O grupo informou que irá pedir à Justiça o reconhecimento de outras 95 mil assinaturas que foram recusadas pelos cartórios sem justificativa legal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp