Política

Ex-deputado federal é preso por assassinato

Imagem Ex-deputado federal é preso por assassinato
Francisco Tenório (PMN-AL) é acusado de ser um dos mandantes da morte do cabo Gonçalves, em 1996  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/02/2011, às 12h23   Redação Bocão News



O ex-deputado federal Francisco Tenório (PMN), que não conseguiu se reeleger na última eleição, foi preso na madrugada desta quinta-feira (3), em Brasília, e transferido nesta manhã para a capital alagoana. Ele é acusado de ser um dos mandantes do assassinato do cabo da Polícia Militar José Gonçalves, em um posto de combustíveis no bairro da Serraria, parte alta de Maceió, há 15 anos. A morte teria sido resultado de um consórcio entre deputados.
Tenório responde ainda a quatro processos, em segredo de Justiça. Em 2007, foi indiciado pela Polícia Federal por desviar R$ 300 milhões da folha de pagamento do legislativo estadual. Também foi indiciado por formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro e crime contra o sistema financeiro nacional. Os advogados do ex-deputado ainda não se pronunciaram sobre a prisão, solicitada pelo Ministério Público.
Outro ex-deputado, João Beltrão (PMN), barrado na lei da Ficha Limpa, também pode ser preso por responder pela morte do cabo Gonçalves. O deputado estadual Antônio Albuquerque (PT do B) também foi acusado de ser o autor intelectual, mas conseguiu se eleger. Os dois chegaram a ser presos pela Operação Resugere, da Polícia Civil, em 2009, acusados de pistolagem, mas acabaram soltos.

A Justiça Estadual de Alagoas também decretou a prisão do ex-deputado estadual Cícero Ferro (PMN), que encontra-se foragido e é procurado pela polícia. Seu advogado, Welton Roberto, trabalha para conseguir um habeas-corpus, na tentativa de livrar seu cliente da prisão.

Informações do site Alagoas 24 horas

Foto Agência Câmara

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp