Política

Para emplacar Aécio, PSDB “enquadra” serristas

Imagem Para emplacar Aécio, PSDB “enquadra” serristas
Partido força a barra para que apoiadores históricos de José Serra “virem a folha”  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/09/2013, às 05h54   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Na visita do senador mineiro José Serra (PSDB) a Salvador nesta sexta-feira (20) deixou detalhes expostos que apenas uma análise mais profunda pode revelar. A comitiva do provável candidato tucano à Presidência da República reuniu aliados ocasionais do senador e também diversos apoiadores históricos de José Serra no partido. Nenhum deles parecia contente.
A cara amarrada destes serristas confirma informações que circularam ao longo da semana ao Bocão News. Para conseguir emplacar a candidatura de Aécio, diversos partidários de Serra estão tendo de se enquadrar à força no plano, em movimento que está causando grande tensão interna. Entre os participantes desta ala que estiveram em Salvador, o deputado federal Jutahy Júnior e o senador paulista Aloysio Nunes eram os mais insatisfeitos.
Ambos são aliados de carteirinha do ex-governador de SP e assistem sem muita possibilidade de intervenção à tomada que Aécio faz da legenda nos últimos meses. Após duas derrotas na eleição – uma para Lula e outra para Dilma -, parece impossível que Serra possa virar o jogo, situação que Aécio aproveita para transformar o PSDB aos seus moldes. Os serristas assistem ao novo movimento do partido e estão incapacitados de fazer muita coisa além de cara amarrada.
Jutahy, por exemplo, participou da recepção de Aécio no Aeroporto de Salvador, mas não esteve ao lado do grupo no momento da entrevista coletiva à imprensa, realizada no hotel Sheraton Bahia. Por sua vez, Nunes esteve no local, mas seu semblante era de poucos amigos. Instado em determinado momento a falar por Aécio, usou mais ou menos 15 palavras para dizer que não tinha nada a acrescentar ao assunto e mudo voltou a permanecer.
Internamente, boa parte da pressão que o partido vive está dentro das equipes de cada envolvido no processo. A equipe de divulgação de Aécio pressiona assessores e marqueteiros pessoais a abandonares as frentes serristas e aderir de uma vez por todas ao novo nome tucano. A resistência, porém, é bem grande e os números a auxiliam. Na última semana, a transmissão de um debate com Aécio Neves via Hangout – um novo recurso multimídia do Google – teve desempenho pífio. Entre os serristas, o insucesso virou motivo de chacota.

Publicada no dia 21 de setembro de 2013, às 16h54

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp