Política

Após 74 dias, termina greve em Ilhéus

Imagem Após 74 dias, termina greve em Ilhéus
Não houve acordo na proposta de reajuste salarial  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/10/2013, às 07h31   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após 74 dias, as lideranças sindicais comunicaram nesta sexta-feira (4) o fim da greve dos servidores em Ilhéus. De acordo com a prefeitura, representantes dos sindicatos dos servidores confirmaram à Comissão Permanente de Negociação da prefeitura o retorno ao trabalho de todos os profissionais a partir desta segunda-feira (7).

Na proposta inicial, os servidores apresentaram um reajuste de 15% para os professores, igualando ao piso nacional, e 7,97% para as outras categorias. Com o anúncio do prefeito, de que este valor ficaria acima do previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal – que controla os gastos dos estados e municípios –, a categoria recuou. Na nova proposta, o reajuste é de 5,84% para os professores, conforme a reposição da inflação de 2012. As outras categorias mantiveram o percentual.

Mas, a greve terminou sem nenhum acordo de reajuste. Na reunião, os membros do governo informaram que as negociações com os servidores estão abertas e a Comissão Permanente marcará um calendário com todos os sindicatos, individualmente, para discutir a pauta de cada categoria. Na ocasião, os sindicatos solicitaram ao governo vales-transporte e material de trabalho para alguns setores.


De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, os trabalhadores de todas as categorias de servidores públicos municipais decidiram ingressar na Justiça do Trabalho contra o governo municipal para exigir que a lei seja cumprida, garantindo a revisão anual, a partir da data base de cada categoria, e ainda o piso nacional dos professores de 7,97%, também com data retroativa a 1º de janeiro.

Caos

Durante 74 dias, a cidade virou um caos. Escolas sem aulas; ônibus não saem das garagens; postos de saúde não funcionam; lixo nas ruas não é recolhido; ruas sem guardas municipais. O prefeito Jabes Ribeiro explicou ao Bocão News que a situação caótica da cidade muito se deve ao governo anterior, de Newton Lima (PT). O prefeito afirma que recebeu o município com as contas ultrapassando os limites da Lei da Responsabilidade Fiscal. “Em 2011, 64% do orçamento ia para a folha de despesas pessoais. De janeiro a maio deste ano fomos para 68,3%. Portanto muito acima do previsto em lei que é 54%. Isso é inaceitável e se continuar assim teremos grandes problemas gerenciais na Educação e Saúde”.

Publicada no dia 05 de outubro de 2013, às 10h21

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp