Política

Debate sobre praga nas lavouras do oeste acontece terça na AL

Publicado em 07/10/2013, às 21h12   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Assembleia Legislativa promove nesta terça-feira (8), às 10h30, uma audiência pública para tratar do ataque da praga Helicoverpa Armígera, a qual já causou prejuízos de cerca de R$ 2 bilhões nas lavouras de algodão, soja e milho no oeste do Estado. O debate foi proposto pelo vice-presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Casa, deputado Herbert Barbosa (DEM), e deverá contar com a presença do secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles; do presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes (Aiba), Júlio Busato; líderes de associações e autoridades ligadas ao setor. 
O deputado Herbert Barbosa ressaltou mais uma vez a necessidade da liberação emergencial do Benzoato de Emamectina, único produto venenoso que poderá exterminar a praga. De acordo com ele, há uma expectativa muito grande por parte dos produtores para que o Governo Federal autorize a aplicação do veneno, já que a situação é calamitosa e em breve será feito um novo plantio dos produtos atingidos. 
“Já estamos na iminência de iniciar um novo período de plantio, principalmente da lavoura de algodão, e a aplicação do defensivo ainda não foi liberada em nosso Estado e em todo o país. A Comissão de Agricultura desta Casa está mobilizada juntamente com o setor, para que isso possa ganhar força e a presidente Dilma Rousseff autorize, de imediato, a importação desse veneno para que haja a sua aplicação”, observou o parlamentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp