Política

Dilma anuncia metrô, VLT e BRT em projeto de mobilidade

Imagem Dilma anuncia metrô, VLT e BRT em projeto de mobilidade
Salvador deverá ter todos os modais em cerca de 3 anos e meio segundo governador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/10/2013, às 07h51   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)





A presidente Dilma Rousseff esteve em Salvador para anunciar no início da tarde desta terça-feira (15) a retomada das obras do metrô de Salvador e os projetos para a extensão da Linha 2, VLT e BRT na capital. O projeto geral do metrô terá aportes financeiros da ordem de R$ 7,3 bilhões, enquanto os corredores de BRT entre a Estação da Lapa e a Ligação Iguatemi-Paralela ficará em torno de R$ 600 mi.
A expectativa do governador é de que a obra dure 42 meses – 3 anos e meio – e que, no final, os soteropolitanos tenham completas as duas linhas de metrô. A primeira ligará a Lapa até Pirajá, enquanto a segunda se estenderá desde a Rótula do Abacaxi até Lauro de Freitas passando pelo Aeroporto. Além disto, haverá implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) entre Comércio/Calçada/Paripe e Águas Claras/Paripe.
O metrô na linha 1 ainda deverá ser estendido até Águas Claras e Cajazeiras, para que haja a integração com a nova Estação Rodoviária. Juntando com a construção da futura Avenida 29 de Março, haverá um novo corredor de mobilidade que ajudará a comunicação entre partes distantes da cidade e grande diminuição de tempo gasto em movimento em transporte público e carros.
Todo o sistema deverá ser integrado para facilitar a mobilidade dos moradores de Salvador e cidades do entorno em tarifa que ainda não foi anunciada. De acordo com o ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, as decisões fazem parte de um conjunto de ações políticas e concepções que haviam sido abandonados 30 anos atrás e que, no atual governo, foram assumidos como prioridade para legar às próximas gerações. 
A vontade política e a parceria entre as diversas esferas de governo foi, no entendimento geral dos entes políticos, a principal marca do anuncio desta terça. Em discurso afinado, ACM Neto e Jaques Wagner destacaram o “espírito público” do trabalho em conjunto para que a “chaga” da lentidão do metrô soteropolitano pudesse ser superada.
De acordo com o governador, a atual equipe da prefeitura está de parabéns por abrir mão da obra e o Executivo Municipal, por sua vez, comemorou fazer parte do anuncia histórico com o entendimento de transferência. Por sua vez, ACM Neto anunciou sua obra assumindo compromisso de que produzirá uma “revolução” na concepção de mobilidade urbana na cidade durante sua gestão.
Já Dilma Rousseff parabenizou as ações de ambos os governos e celebrou o que chamou de “subterraneamente desenterrar a cabeça de jegue que estava enterrada” nas obras do metrô. “Vocês podem ficar orgulhosos, porque os projetos são consistentes e a empresa que fará a obra é experiente”, declarou. Para a mandatária nacional, o anuncio e inauguração de obras semelhantes provam que metrô não é uma necessidade de países ricos, mas de “países continentais” e “grandes cidades”.

Postada as 16h08 do dia 15 de outubro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp