Política

Enfim, ministro da Justiça vem a Salvador discutir caso Buerarema

Imagem Enfim, ministro da Justiça vem a Salvador discutir caso Buerarema
Conflito causado pela demarcação de terras indígenas tomou grandes proporções   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/10/2013, às 07h45   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, chega a Salvador nesta sexta-feira (25) para discutir com o governador Jaques Wagner, e o vice-presidente da Assembleia Legislativa (Alba), Yulo Oiticica , a demarcação de terras indígenas no sul do estado.

Marcado para 16h, no auditório da Flem, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o encontro terá a presença de lideranças indígenas de diferentes etnias, e abordará a melhor maneira para sanar com o impasse, que já dura três meses, entre índios tupinambás e pequenos agricultores da localidade conhecida como de Serra do Padeiro, que fica entre os municípios de Buerarema, Una e Ilhéus.

Interlocutor dos povos indígenas no poder Legislativo e articulador direto com o governo do estado, Oiticica defende com veemência a demarcação. “A Justiça tem que fazer com que nenhum dos lados perca e o governo precisa cumprir o seu papel de indenizar as partes. O Ministério da Justiça precisa agir rapidamente e juntos com os órgãos competentes fazer este processo. Se vai demarcar, se vai acelerar o processo ou se vai suspender. O que não pode são pessoas morrerem”, pontua.

Esta será a primeira vez que os índios participarão do debate, após a realização de três audiências públicas com pequenos agricultores e autoridades políticas em Itabuna, Buerarema e Salvador, durante o mês de setembro.


Publicada no dia 24 de outubro de 2013, às 16h19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp