Política

Decisão do PT sobre candidato sai no fim de novembro, diz presidente

Imagem Decisão do PT sobre candidato sai no fim de novembro, diz presidente
Jonas Paulo diz que PTs nacional e estadual se reunirão após fim do PED no partido  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/10/2013, às 07h09   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp

Mais uma vez o PT baiano adiou a decisão sobre o calendário eleitoral do partido e, especialmente, a definição de quem será afinal do candidato do partido ao Governo do Estado no ano que vem. Marcada para esta sexta-feira (25), uma reunião do diretório estadual para definir datas foi remanejada para a próxima terça (29) e as últimas conversas ainda terão de esperar um pouco mais.
Entretanto, o presidente estadual do partido, Jonas Paulo, prometeu que até o final do mês que vem enfim o nome deverá ser definido. A data deverá coincidir com o final do Processo de Eleição Direta (PED) das novas direções do PT em seu 2º turno, ainda que na Bahia não se espera que haja a prorrogação das eleições internas. A segunda tapa está marcada para dia 24.
O adiamento pode ser interpretado como uma maneira de “esperar” que haja uma maior participação do diretório nacional na pendenga do candidato na Bahia. Participação esta, inclusive, provocada pelo PT nacional, que deseja ainda emplacar José Sérgio Gabrielli na indicação em detrimento do favorito do governador Wagner, Rui Costa.
A teoria é rechaçada pelo dirigente petista, que diz que as reuniões ocorreriam nestas datas de qualquer maneira e que o diretório nacional conversa com o estadual, mas não tem nenhum poder para ditar rumos na sucessão baiana. “Não tem nada a ver. Não conheço nenhum candidato da direção nacional. Todos os candidatos são do partido e são autônomos”, afasta Jonas Paulo. 
Ele alega que o presidente Rui Falcão virá pessoalmente para participar do processo porque terá a missão de dar posse ao novo diretório e não para coordenar as decisões ou fazer prevalecer esta ou aquela tendência. “A data, inclusive, está por ser definida para que possamos viabilizar com a agenda do presidente. Pode ser dia 24, 25, 30, 31. Eu não sei”, desconversa.

*Nota originalmente publicada às 17h19 do dia 25/10

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp