Política

Decisão do STF favorece Popó

Imagem Decisão do STF favorece Popó
Ministro Celso Mello determinou a manutençãodo ex-boxer na vaga da Câmara Federal  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/02/2011, às 19h02   Redação Bocão News



O ex-campeão mundial de boxe Acelino Popó de Freitas (PRB) venceu mais um round da disputa envolvendo o mandato de deputado federal. Primeiro suplente da sua coligação, o ex-boxer trava uma luta com o primeiro suplente do PP, Zé Carlos da Pesca, no sentido de saber quem fica sentado na cadeira da Câmara Federal, já que há um entendimento de que o mandato pertence ao partido, não à coligação.

Popó assumiu o mandato de deputado federal a partir do afastamento de Mário Negromonte para assumir o Ministério das Cidades. Como no Supremo Tribunal Federal (STF) já havia um entendimento de que o mandato é do partido, não da coligação, Zé Carlos da Pesca aguardou a posse de Popó para questionar a vaga.

Nesta quarta-feira (9), o caso teve um novo desdobramento. o ministro Celso de Mello, do STF, relator do processo que pede o mandato de Popó, deu parecer em favor do ex-pugilista baiano, decidindo mantê-lo no cargo de deputado federal. 

A posição do ministro Celso de Mello diferencia-se de decisões anteriores do próprio STF, já que há casos de  liminares concedidas em favor dos suplentes dos partidos e não das coligações.

A Câmara Federal, que já vinha empossando suplente de coligações seguindo uma prática corrente nos Legislativo háanos. O presidenteda Câmara federal, Marco Maia, informa que vai continuar cumprindo o estabelecido pela lei.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp