Política

Deputados cassados na ditadura militar terão mandatos devolvidos

Imagem Deputados cassados na ditadura militar terão mandatos devolvidos
Matéria foi aprovada na sessão plenária da Alba desta terça-feira (12)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/11/2013, às 09h04   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Ainda na sessão da tarde desta terça-feira (12), os deputados estaduais aprovaram o projeto de resolução 2.210/2013, de autoria do deputado estadual Marcelino Galo (PT), que anula decisão da Mesa da Assembleia Legislativa, em 14 de janeiro de 1948, extinguindo os mandatos de 13 deputados durante a ditadura militar na década de 60.

Com a medida, os mandatos dos deputados cassados nesta época, principalmente após o Ato Institucional Número Quatro (AI 4), serão devolvidos simbolicamente.

O petista comemorou a aprovação e afirmou que a medida é um marco para história do Brasil, além de resgatar a dignidade das familiares dos perseguidos pelo sistema. “Fiquei satisfeito orgulhoso, pois é uma reparação histórica pelo que fizeram com estes parlamentares usurpando seus mandatos”, destacou o presidente da Comissão Especial da Verdade no parlamento.

A família de Giocondo Dias, membro do Partido Comunista Brasileiro e uma das referências da esquerda e dos movimentos sociais no país, será a primeira a receber a homenagem. A sessão está marcada para o próximo dia 20 de novembro, às 14h30, na Alba. A data celebra o centenário do ex-parlamentar.

Ainda receberão homenagens os ex-deputados Diógenes Alves, Ênio Mendes de Carvalho, Sebastião Nery, Wilton Valença da Silva, Hamilton Saback Cohim, Luiz da Silva Sampaio, Marcelo Ferreira Duarte Guimarães, Osório Cardoso Villas Boas, Aristeu Nogueira, Luiz Leal, Octávio Rolim, Oldack Neves e Padre Palmeira.

Publicada no dia 12 de novembro de 2013, às 19h40

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp