Política

Exploração sexual infantojuvenil: Bahia apresenta ações de enfrentamento

Imagem Exploração sexual infantojuvenil: Bahia apresenta ações de enfrentamento
Integrantes da CPI se reuniram nesta segunda-feira na Governadoria  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/11/2013, às 19h06   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apura denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes, se reuniram nesta segunda-feira (18) na Governadoria, em Salvador, com o governador Jaques Wagner e secretários estaduais. No encontro, eles tiveram oportunidade de conhecer ações desenvolvidas pelo governo estadual para o enfrentamento à prática criminosa.
A Bahia é o estado que mais registra denúncias de abuso e exploração sexual infantojuvenil como resultado da ampliação de campanhas informativas para conscientizar a população. Distribuição de material informativo e instalação de comitês de proteção às crianças e adolescentes estão entre as iniciativas para combater o turismo sexual, principalmente durante grandes eventos, como informou a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho. 
De acordo com ela, são diversas as políticas públicas adotadas por meio dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que fazem diagnóstico, acompanhamento e desenvolvem ações voltadas para as vitimas e suas famílias. “Fizemos nos dois últimos carnavais e na Copa das Confederações grande campanha, em parceria com os conselhos tutelares, buscando ampliar a conscientização para que todos saibam lidar com esta questão”.
Acolhimento 
A secretária destacou ainda que durante os grandes eventos foi criado um espaço (observatório) para atender e acolher crianças, jovens e famílias vitimas de abuso, exploração e trabalho infantil. “Já estamos nos preparando também para o próximo carnaval e para a Copa do Mundo [da Fifa Brasil 2014], envolvendo as secretarias estaduais, espaços públicos e todas as entidades que atuam em proteção das crianças”. 
Segundo a presidente da CPI, Erica Kokay, a Bahia tem bons exemplos a serem seguidos. “Aqui é um dos poucos lugares do país que tem delegacia especializada [para atendimento] às crianças e adolescentes vitimas de violência em funcionamento 24 horas por dia. Não temos vistos esta realidade nos estados que temos percorrido. Além disso, possui boa estrutura e experiência desenvolvida nos grandes eventos em atenção às crianças e adolescentes para que não sejam vitimas de violência ou de situação de trabalho infantil”. 
Também participaram do encontro a relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito, Lilian Sá, o suplente da CPI, Roberto Britto, além dos secretários estaduais da Justiça, Almiro Sena e do Turismo, Domingos Leonelli.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp