Política

Duas mulheres disputam a última secretaria de Wagner

Publicado em 11/02/2011, às 16h24   Luiz Fernando Lima




Arany e Lúcia estão na disputa pela Sepromi

A despeito do que declarou logo após ser reeleito governador, Jaques Wagner vem enfrentando grandes dificuldades para montar o seu primeiro escalão. Acomodar todos os aliados de outras legendas, além de satisfazer às diversas tendências do próprio PT não tem sido tarefa das mais fáceis.

Na composição do secretariado Wagner cumpriu com o que havia prometido mantendo alguns e mudando outros. Resta apenas uma pasta para ter o chefe anunciado, a Secretaria da Promoção de Igualdade (Sepromi).

A disputa por este último cargo no primeiro escalão está acirrada. As informações iniciais davam conta de que o cargo seria assumido pela ex-secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Arany Santana, como gostaria o próprio Wagner. No entanto, a indicação deveria ser da tendência Articulação de Esquerda (AE), que é liderada pelos deputados Valmir Assunção e Marcelino Galo.

Fontes ligadas ao PT afirmam que os parlamentares defendem a nomeação de Lúcia Barbosa, conhecida como Lucinha, que é da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Outras informações de bastidores dão conta de que o governador estaria insatisfeito com a gestão de Valmir Assunção à frente da Sedes e que estaria barrando a indicação do deputado federal.

Ainda circula nos bastidores a informação de que a Sepromi pode ser extinta para que outra secretaria seja criada. Seria a Secretaria de Políticas para Mulher, no formato da que existe nacionalmente.

Eva Chiavon é única mulher confirmada no primeiro escalão de Jaques Wagner

As duas “concorrentes” têm traçaram as suas trajetórias nos movimentos sociais. De um lado, Arany, uma das percussoras do movimento negro na Bahia. Do outro, Lucinha, que exerce importante papel no MST. Outra questão que favorece as duas é que, até o momento, a única mulher exercendo cargo no primeiro escalão de Wagner é a catarinense Eva Chiavon.

Talvez Wagner esteja esperando a Assembleia Legislativa aprovar o projeto de reforma administrativa para anunciar a nova secretária. Entretanto, o governador já antecipou dois nomes de futuros secretários que assumirão pastas a serem criadas. Nestor Duarte (Administração Prisional a e Ressocialização) e Robinson Almeida (Comunicação).

Foto1: Composição
Foto2: Manu Dias // Agecom

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp