Política

Escritor Oswaldo de Camargo recebe Medalha Zumbi dos Palmares

Divulgação
Autor de "O Negro Escrito" foi homenageado na noite de terça-feira (19)   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/11/2013, às 09h12   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A Câmara Municipal de Salvador outorgou na noite desta terça-feira (19), durante sessão especial realizada no Plenário Cosme de Farias, a Medalha. De acordo com o vereador Suíca (PT), autor da iniciativa da honraria, Oswaldo de Camargo é um dos responsáveis pela inclusão da literatura negra no circuito cultural do Brasil. 


A comenda é dedicada a pessoas atuantes no combate ao racismo, discriminação e intolerância. "Hoje é uma data ímpar, que antecede o 20 de Novembro. Um dia para reflexão, pois não creio que conquistamos muita coisa. Apesar de termos avançado, a luta continua presente no nosso cotidiano. Homenagear Oswaldo de Camargo é dar visibilidade às letras, mas às letras negras. Ele é um ícone, um norte para todas as gerações que estão aqui e que ainda estão por vir", enfatizou o vereador. 

O homenageado foi conduzido ao plenário por Jairo Pinto, Luiz Carlos e Claudia Santos. Após a execução do Hino Nacional, através de um vídeo musical do Coral da Inclusão, a cantora Vivian Caroline, realizou uma apresentação cultural entoando a música Ogum, de Zeca Pagodinho, acompanhada pelo pandeiro e conga do Mestre Paulinho. Ainda durante a sessão, um breve recital de poemas, de autoria do escritor, foi declamado pelos convidados que compuseram a mesa, o que emocionou o público e motivou aplausos.

A Medalha Zumbi dos Palmares foi entregue a Oswaldo de Camargo pelo filho do homenageado, Oswaldo Camargo Filho e pelo escritor Guellwaar Adún.

Trajetória

Oswaldo de Camargo, jornalista, poeta, contista, novelista e músico é considerado uma das maiores autoridades brasileiras em literatura negra e um dos mais brilhantes escritores de nosso tempo. Nascido em 1936, em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, desde os 17 anos se dedica a literatura e a seu acervo literário. Publicou em 1987, "O Negro Escrito", pela Imprensa Oficial do Estado, um dos poucos trabalhos que tratam sobre autores negros.


Fizeram parte da mesa o compositor Guellwaar Adún; a jornalista Mel Adún; o professor José Limeira; as escritoras Ana Célia e Miriam Alves; os escritores Abelardo Rodrigues e Landê Onawalê; a professora Thiara Vasconcelos; e o poeta Hamiltom Borges.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp