Política

Vereadores batem boca durante votação de requerimento

Imagem Vereadores batem boca durante votação de requerimento
ISS em São Paulo e convite Mauro Ricardo de um lado. Do outro, mensalão  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/11/2013, às 06h14   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A sessão desta terça-feira (26) começou agitada na Câmara Municipal de Salvador. Os vereadores de oposição tentam aprovar um requerimento convidando o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo, para esclarecer as denúncias de pagamento de propina a auditores fiscais subordinados a ele em São Paulo.

O petista Arnando Lessa defendeu a solicitação afirmando que os chefes de gabinete devem saber o que se passa nas suas pastas. De acordo com Lessa, o fato de Mauro Ricardo ir a São Paulo para colaborar com as investigações faz com que o convite seja legitimo.



Embora reconheça que o secretário não está sendo acusado de nada, o petista considera “democrático” que ele fosse à Câmara responder aos questionamentos dos vereadores de Salvador.



Coube ao vice-líder do governo, Leo Prates (DEM) defender a rejeição do requerimento. Aos berros saiu em defesa do secretário e acusou a oposição de não levantar nenhum questionamento sobre o “Mensalão”. Ato contínuo, mudou o foco. “Dirceu não sabia? Lula não sabia?”

O bate boca continuou quando o líder da oposição, Gilmar Santiago (PT), resolveu falar. O petista disse que a situação não tinha como aceitar o convite porque não “se pode defender o indefensável”. Revoltados os governistas passaram a pedir questões de ordem. A discussão ficou em torno do escândalo envolvendo o pagamento de propina para redução do ISS em São Paulo e a condenação de petistas no caso do mensalão.

A expectativa é que sejam votados além do requerimento, os dois vetos de ACM Neto a projetos da vereadora Tia Eron (PRB), além da matéria que cria o sistema municipal de cultura. O ambiente não é favorável, mas isto não é uma novidade no plenário Cosme de Farias.


As informações são do repórter Lucas Esteves que acompanha a sessão desta terça-feira (29)

Publicada no dia 26 de novembro de 2013, às 16h50

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp