Política

Após ameaça de cancelamento, travessia Mar Grande-Salvador ganha novo formato

Imagem Após ameaça de cancelamento, travessia Mar Grande-Salvador ganha novo formato
Conflito de datas e falta de alguns patrocínios ameaçam competição  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/12/2013, às 07h01   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A Travessia a nado Mar Grande – Salvador é considerada a prova mais antiga da América Latina, com mais de 50 anos de existência. Para os praticantes de maratonas aquáticas na Bahia, esta é uma espécie de “copa do mundo” da modalidade, quando após trabalho de um ano inteiro de treinamento intenso, os atletas partem da Praia do Duro, em Mar Grande, rumo ao Porto da Barra (Salvador) num trajeto de aproximadamente 12km.

Porém, este ano uma grande polêmica ameaçou por fim à tradicional competição. O Grupo A Tarde, detentor dos direitos da prova, e organizador do evento, acabou por desistir de realizar a travessia. A justificativa seria o conflito de datas e falta de alguns patrocínios. A ameaça de cancelamento caiu como uma bomba para a comunidade aquática do Estado.
Muitos atletas ameaçaram fazer um boicote ao Grupo. Foi então que a FBDA – Federação Baiana de Desportos Aquáticos, que até então era apenas contratada pelo A Tarde para fazer a parte técnica da prova, tomou uma decisão para que os nadadores não deixassem de fazer a lendária travessia, e decidiu organizar uma outra competição, no mesmo trajeto, mas sob novo formato, com a realização do evento em dezembro, e não mais em janeiro como vinha sendo feita nos últimos anos e causa principal de reclamações por parte de atletas e treinadores.
A partir de agora, a FBDA será responsável geral por esta nova competição, que deverá ter outro nome escolhido em enquete a ser lançada nos próximos dias. O novo desafio a nado Mar Grande – Salvador acontecerá no próximo dia 22 de dezembro, e já conta com mais de 80 inscritos.
De acordo com o presidente da FBDA, Sérgio Silva, o nome da prova será mudado por que o Grupo A Tarde é detentor dos direitos comerciais da marca. “Após a desistência do patrocinador, a prova passará a ser realizada e organizada pela Federação”, afirmou.
Sérgio também deixou em aberta a possibilidade de atrair novos parceiros para 2014. “A travessia é uma das provas mais importantes do Brasil, onde foram revelados grandes atletas como Ana Marcela e Allan do Carmo”, finalizou.

Publicada no dia 13 de dezembro de 2013, às 10h56

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp