Política

Luiza Maia tenta acabar com o voto secreto na Assembleia

Imagem Luiza Maia tenta acabar com o voto secreto na Assembleia
A deputada, recém chegada, busca apoio para o seu primeiro projeto de lei  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/02/2011, às 15h41   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada estadual Luiza Maia (PT) chegou à Assembleia Legislativa querendo mostrar trabalho já nos primeiros dias de atividade. Nesta quinta-feira (17), a primeira dama de Camaçari começou a colher assinaturas para viabilizar um projeto de lei que acaba com o voto secreto no plenário.

Para Luiza, o direito de manter a escolha em segredo é reservado apenas aos eleitores. “Nós somos representantes dos cidadãos, não temos porque esconder as nossas posições. Acho que esta postura (voto aberto) é muito mais democrática e correta”, afirmou.

A deputada, em seu primeiro mandato na AL, conseguiu a assinatura de 12 parlamentares. Para dar entrada no projeto de lei vai precisar de 21. Luiza afirmou que alguns dos novos colegas se recusaram a contribuir com o andamento do projeto, mas demonstrou confiança.

“Acho que na segunda-feira (21) vou conseguir o restante das assinaturas. A resistência de alguns não me surpreende, enfrentei algo parecido quando assumi a presidência da Câmara dos Vereadores de Camaçari e extingui o voto secreto por lá”, ressaltou a parlamentar.

A petista está empolgada e deve mesmo conseguir protocolar o projeto, contudo, não há garantias de aprovação. Por outro lado, o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT) e os líderes da oposição, Reinaldo Braga (PR)  e do governo, Zé Neto (PT) afirmaram que vão trabalhar para apreciar mais projetos dos próprios deputados, o que favorece a iniciativa de Luiza.

Nisto tudo apenas uma coisa é certa, para infelicidade da recém chegada deputada, segunda-feira não é um dia muito bom para coletar assinaturas no Legislativo baiano, que só começa a funcionar de fato na terça. Portanto, a deputada vai ter que controlar a ansiedade e esperar por mais um dia.

Foto: Edson Ruiz // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp