Política

Prefeito da Ilha de Vera Cruz culpa turistas por acúmulo de lixo

Imagem Prefeito da Ilha de Vera Cruz culpa turistas por acúmulo de lixo
Magno diz que número de visitantes superou expectativas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/01/2014, às 18h22   Terena Cardoso (Twitter: @terena_cardoso)


FacebookTwitterWhatsApp

No último final de semana quem foi curtir as praias da Ilha de Vera Cruz e Itaparica levou um tremendo susto. Era lixo pra tudo quanto é lugar. O site recebeu diversas fotos do descaso e muitos turistas ligaram, enviaram e-mails e usaram as rede sociais para registrar a situação precária do lugar
A reportagem tentou contato com o prefeito de Vera Cruz, Antônio Magno (PT), mas só nesta terça-feira (7) ele atendeu ao celular. Segundo ele, a prefeitura tem se esforçado para realizar a coleta em caráter emergencial. No entanto, a culpa seria dos turistas que não estariam preocupados em descartar o lixo no momento certo. 
“Esse ano superou todas as expectativas do ponto de vista de visitação na Ilha. Faltou até pão e água. Aumentamos a quantidade de máquinas. Estamos recolhendo lixo com trator, caçamba, compactador, mas o volume de lixo é muito grande. E a característica desse visitante é de que não estão comprometidos com a dinâmica de coleta. Elas colocam o lixo em qualquer horário”, diz o prefeito. 
Por conta disso, teve quem passasse o Natal na Ilha e ao chegar para o Réveillon, se deparou com a mesma quantidade de lixo em diversos pontos. Para conter a situação, o prefeito tem feito reuniões com os síndicos dos condomínios. 
“Estamos adotando estratégias para cobrar disciplina dos condôminos porque a quantidade de visitantes é maior que a dos moradores. Eles não estão preocupados em se condicionar à disciplina da coleta de lixo”, acredita Magno. 
Atualmente, a prefeitura de Vera Cruz trabalha com três máquinas grandes para situações emergenciais e um número não divulgado de caçambas. Geralmente, a coleta é feita durante o dia, mas o prefeito já cogita que a mesma seja feita também à noite.

Nota originalmente postada às 10h do dia 7

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp