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Cidade Alta ‘vai de bike’; Subúrbio e Itapagipe só ônibus ou trem

Imagem Cidade Alta ‘vai de bike’; Subúrbio e Itapagipe só ônibus ou trem
As únicas três estações da parte baixa da cidade ainda estão em manutenção  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/01/2014, às 08h00   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)



O sistema de compartilhamento de bicicletas, Movimento Salvador vai de bike, foi lançado em 21 de setembro com uma alternativa para ajudar na mobilidade urbana da cidade e estimular a utilização de meios de transporte não poluentes.

Passados quase quatro meses de implantação, os moradores da parte baixa da cidade ainda não conseguem “ir de bike”. Se na Cidade Alta sobram pontos para adquirir as bicicletas, nos bairros da Península Itapagipana e Subúrbio Ferroviário não existe uma só tenda em que seja possível utilizar as “amarelinhas”, apelido dado às bikes do projeto.



As cinco primeiras estações começaram a funcionar na Praça Castro Alves, Praça da Piedade, Campo Grande, Porto da Barra e Jardim Apipema, com a promessa de até dezembro alcançar 40 pontos de compartilhamento. Objetivo alcançado. Salvador iniciou o ano com 43 estações.


Só na Cidade Alta, de acordo com o site oficial do projeto, são 40 pontos para a retirada de bicicletas. Deste total, 10 estão em manutenção e indisponíveis para os usuários. Já na Cidade Baixa, as três estações, todas localizadas na Península Itapagipana, também nunca funcionaram. Se os moradores de Itapagipe. O Subúrbio Ferroviário nem estação tem.

Já o aplicativo do celular apresenta apresenta dados diferentes. São 19 estações de compartilhamento em condições de retirar bicicletas, todas na Cidade Alta.



“Tenho muita vontade de utilizar, mas ainda não chegou aqui. Soube que o sistema é bom, rápido e eficiente. Mas só soube. Estamos esperando chegar. Adoro pedalar. Esses investimentos nas ciclovias são muito bons para a cidade e ajudar a desengarrafar o trânsito”, declarou Marília Macedo, moradora de Plataforma.

Até o "Salvador vai de Bike" chegar em toda a cidade, sem opção, suburbanos e itapagipanos continuam enfrentando as dificuldades do transporte público soteropolitano de ônibus ou de trem. Sem bike.


Publicada no dia 9 de janeiro de 2014, às 16h

Classificação Indicativa: Livre

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