Política

Tarso Genro é condenado por improbidade administrativa

Imagem Tarso Genro é condenado por improbidade administrativa
Governador gaúcho terá de pagar multa de 10.000 reais e poderá ter os direitos políticos suspensos por cinco anos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/01/2014, às 06h55   Tempo Notícias


FacebookTwitterWhatsApp

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), foi condenado em primeira instância por improbidade administrativa. O processo se refere aos dois períodos em que foi prefeito de Porto Alegre (1993 a 1996 e 2001 a 2002). Na decisão, assinada pela juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Vera Regina Cornelius Moraes, o petista deverá pagar multa de 10.000 reais e terá os direitos políticos cassados por cinco anos. A punição será aplicada quando não houver mais a possibilidade de recursos.

O Ministério Público acusou a administração de Genro de contratação irregular de profissionais da área da saúde. Na sentença, a magistrada afirma que não foi realizado concurso público para a admissão dos servidores: “A contratação de inúmeras pessoas sem concurso público fere os princípios que regem a boa administração, ou seja, moralidade e legalidade, bem assim a disposição constitucional que prevê o concurso público como forma de ingresso no serviço público, com as exceções expressa e taxativamente previstas na Constituição Federal”.

Publicada no dia 21 de janeiro de 2014, às 22h53

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp