Política

Mais um imposto para a Saúde

Publicado em 22/02/2011, às 08h50   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Durante o 12° Fórum dos Governadores do Nordeste com a presidente Dilma Roussef, em Sergipe, os gestores da região levantaram a bandeira da recriação de um imposto para financiar a saúde, nos moldes da extinta CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras). O tema foi evitado durante a campanha eleitoral, por causa da polêmica que o cerca, mas foi retomado.

Uns governadores chegaram a defender a criação imediata do imposto – Jaques Wagner (PT), Cid Gomes (PSB-CE), Ricardo Tourinho (PSB-PB), Wilson Martins (PSB-PI) e Teotônio Vilela (PSDB-AL), e outros queriam a aprovação da emenda 29, que estabelece um percentual para de investimentos em saúde por parte da União, mas Dilma pediu que a discussão seja aprofundada primeiro. Algumas questões precisam ser definidas, como o percentual de investimento, o volume de recurso e a gestão.

Dilma destacou ainda da necessidade de investimentos em atenção básica, pois a muita reclamação, e os investimentos serviriam para desafogar a demanda nos serviços especializados. Outra novidade é o estímulo ao empreendedorismo na região.

Cortes - Em relação ao anúncio do corte de R$ 50 bilhões no orçamento previsto para este ano, Dilma garantiu que o Nordeste não será afetado, principalmente nos projetos sociais, e que serão destinados R$ 120 bilhões a região.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp