Política

Governador defende obras criticadas por ambientalistas

Publicado em 22/02/2011, às 14h14   Redação Bocão News



As obras de infraestrutura em desenvolvimento no estado, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste/Leste (Fiol), na região sul, buscam o equilíbrio entre geração de emprego, desenvolvimento econômico e social e sustentabilidade ambiental, são destacadas pelo governador Jaques Wagner no seu programa de rádio desta terça-feira (22) "Conversa com o governador". 

Wagner convoca a população baiana, em especial a do interior do estado, e a classe empresarial, para se unir em torno da  obra considerada por ele "a maior das últimas décadas em termo de logística" e a redenção da produção do oeste baiano. O governador ressaltaainda que o empreendimento trará ao longo dos seus 1,1 mil quilômetros de ferrovia, muitas novidades e novas empresas e projetos agrícolas.

“Durante um ano e meio foram estudados sete pontos diferentes em torno de Ilhéus – pois o traçado da ferrovia chega naquela região - e, finalmente, escolhemos o ponto que foi avaliado como de menor impacto ambiental. Tudo foi calculado para que o prejuízo - se é que vai haver - seja o mínimo possível”, assinala o governador.

Apesar das críticas que a obra vemrecebendo de ambientalista, Wagner, que diz ser  “também um defensor da preservação ambiental”, destaca a necessidade da obra, salientando que “todo o projeto foi construído com muito carinho”. O que ocorre, na opinião do governador, é que “alguns têm uma visão muito restrita da questão ambiental e acham que tudo é intocável. Você não constrói um prédio, uma ferrovia, um novo aeroporto sem ter que mexer no meio ambiente”, analisa Wagner, minimizando assim os prejuízos que o empreendimento promete causar numa das regiões mais ricas em biodiversidade do estado, ameaçada de extinção.

O governador resume a polêmica em torno da questão assinalando que uns são contra por motivos ambientais, outros por razões comerciais porque no jogo democrático muitas vezes o argumento é usado de uma forma e o interesse objetivo é de outra. “Tenho a certeza que a ampla maioria da população de Ilhéus, da Bahia inteira, é totalmente favorável à construção da ferrovia e do porto e faremos dentro das normas de sustentabilidade ambiental”.

O governador lembra que a construção da Fiol é um sonho de décadas de muitos baianos e uma conquista decidida pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, sendo um investimento de quase R$5 bilhões.

Com uma semana de atraso, o programa aborda também a visita a Salvador do ministro a Salvador do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quando foi lançada a Campanha Nacional da Dengue. Na oportunidade, o ministro pediu o engajamento da classe política e da sociedade no combate consciente à doença.

Aproveitando o gancho, o governador Jaques Wagner reforçou a orientação para que a população evite o acúmulo de água e de lixo, impedindo assim a proliferação do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, e a possibilidade de surto.

O governador comemorou a redução do número decasos dadoença registrado em janeiro em relação ao mesmo período de 2010.

Ainda tendo como foco a visita do ministro da Saúde, o governador lembrou que a passagem de Padilha por Salvador resultou em duas importantes inaugurações: a Farmácia Popular, no Canela, e o prédio da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus), na Federação.

Sobre o programa de doações salientado pelo ministro, o governador  lembra a importância da doação de sangue e órgãos, gesto que pode resgatar a vida de pessoas. "Acho que foi uma boa visita. O ministro é um amigo nosso e vamos trabalhar muito para oferecer cada dia mais saúde para o povo baiano”, finaliza o governador baiano.

O programa Conversa como Governador é uma produção semanal da Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom),  e veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 105 MHz, com reprodução livre para emissoras de rádio, além de ser disponibilizado na página do Conversae pelo telefone 0800-071-7328.

Para ouvir ou baixar, acesse: http://www.comunicacao.ba.gov.br/conversa/programa-do-dia-22.02.2011.mp3


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp