Política

8 de janeiro: veja o saldo 100 dias após atos golpistas

Marcelo Camargo / Agência Brasil
O ataque golpista, provocado por bolsonaristas, ocorreram dias após resultados das eleições que consagrou a vitória do presidente Lula  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 17/04/2023, às 10h49 - Atualizado às 10h50


FacebookTwitterWhatsApp

Prestes a completar cem dias, os atos golpistas ocorridos no último dia 08 de janeiro, deixaram um rastro de terror, destruição e impunidade. O ataque extremistra, provocado por bolsonaristas, ocorreram dias após resultados das eleições que consagrou a vitória do presidente Lula (PT).

Em tentativa de golpe de Estado, bolsonaristas marcharam do Quarte-General do Exército do DF até a Esplanada dos Ministérios e destruíram prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto.

Dos mais de 800 presos, a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncias contra 1.390 pessoas por incitar os atos golpistas. O órgão acusa o grupo pelos crimes de incitação equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais e associação criminosa. A pena pode chegar a três anos e três meses de reclusão.  

Segundo informações do Metrópoles, até o momento, foi apurado prejuízo material de R$ 20,7 milhões causado pela depredação; mantidos 294 presos, sendo 86 mulheres e 208 homens.

Na Justiça Federal, a AGU move cinco ações para condenação definitiva de 178 indivíduos, três empresas, uma associação e um sindicato por financiamento ou participação nos atos golpistas. São essas pessoas que vão pagar, solidariamente, os custos dos reparos nos prédios dos Três Poderes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp