Política

Congresso analisa vetos de Dilma na primeira sessão do ano

Bocão News
Desafio do Planalto é manter veto total à proposta que estabelece regras para a criação de novos municípios   |   Bnews - Divulgação Bocão News

Publicado em 17/02/2014, às 08h24   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Na primeira sessão do Congresso Nacional de 2014, que vai analisar vetos da presidenta Dilma Rousseff a projetos aprovados por deputados e senadores, marcada para quarta-feira, o governo quer continuar impedindo que o Legislativo crie mais despesas para a União. Em ano eleitoral, quando  a pressão de governadores e prefeitos é grande, o próximo desafio é manter o veto total à proposta aprovada no ano passado que estabelece regras para a criação de novos municípios.

O texto, que tramitou mais de dez anos no Congresso, define critérios para a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de cidades brasileiras, e o governo teme que quase 400 cidades sejam criadas a partir das novas regras. “A medida permitirá a expansão expressiva do número de municípios no país, resultando em aumento de despesas com a manutenção de sua estrutura administrativa e representativa”, diz trecho da justificativa do veto da presidenta ao projeto.

Autor da proposta, o senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) garante que, pelos estudos feitos, o número de municípios criados não passará de 180 e as despesas não serão elevadas. Segundo ele, boa parte das despesas será coberta pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que terá que ser apenas  redistribuído.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp