Política

Mauro Ricardo faltou com respeito aos negros da Bahia, critica Elias Sampaio

Imagem Mauro Ricardo faltou com respeito aos negros da Bahia, critica Elias Sampaio
Gestor da Sepromi ainda manda recado para o gestor de Neto  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/02/2014, às 09h20   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

As declarações do secretário de Neto, Mauro Ricardo, tem repercutido negativamente entre políticos e entidades baianas. Em entrevista ao programa Se Liga Bocão, na última quinta-feira (20), o gestor da Fazenda, ao defender a cobrança do IPTU, disse: “antigamente se botava as pessoas no Pelourinho para poder pagar as suas dívidas. Infelizmente hoje não é mais assim. Hoje é a Justiça. É a Justiça quem define e o prazo é o prazo estabelecido pela Justiça".

O secretário foi fortemente criticado pelo deputado federal Luiz Alberto, o estadual Marcelino Galo e pela Comissão de Direitos Humanos e de Promoção da Igualdade Social da OAB Bahia. O secretário de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Elias Sampaio, também se posicionou e contestou o depoimento. Sampaio disse que as declarações foram uma “ofensa séria à população negra”.

“O pronunciamento do secretário Mauro Ricardo foi extremamente infeliz. É uma fala profundamente racista, que falta com o respeito a todos os negros da Bahia, principalmente ao movimento negro de Salvador, que hoje conseguiu transformar o bairro do Pelourinho em um lugar de resistência, cultura e afirmação, querendo exatamente apagar de nossa história a lembrança de um Pelourinho que era utilizado de forma violenta para punir todos aqueles que lutaram contra o regime escravagista”.

O gestor estadual ainda mandou um recado ao municipal. “Há poucos dias do carnaval que se comemora os 40 anos dos blocos afro, o secretário Mauro Ricardo deveria refletir sobre a gravidade de sua fala e a desastrosa comparação que fez."


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp